O que é melhor para perder peso: musculação ou exercícios aeróbicos?

O que é melhor para perder peso: musculação ou exercícios aeróbicos?

Segundo Guilherme Renke, uma pergunta que sempre traz dúvida é: qual o melhor tipo de exercício físico, aeróbico ou de resistência, para conseguir emagrecer mais rápido? Todos sabem que, além de uma dieta equilibrada, é fundamental em um programa de emagrecimento definir um programa de exercícios físicos.

O exercício de resistência, popularmente conhecido como “anaeróbico” (exemplo: musculação), tem mostrado grandes benefícios não somente para o emagrecimento, mas para diversas condições como a hipertensão arterial sistêmica, a resistência insulínica (diabetes) e a osteopenia. O aeróbico (exemplo: corrida) possui diversos benefícios para a saúde e comprovadamente atua como um forte aliado para o emagrecimento quando realizado de maneira correta por meio de um programa de treinamento que, preferencialmente, deveria ser feito baseando-se no padrão ouro para análise do VO2 máx, que é o teste cardiopulmonar do exercício (ergoespirometria).

O estudo HEARTY, feito com mais de 300 adolescentes com sobrepeso, mostrou que ambos os treinamentos, de resistência e aeróbicos, isoladamente ajudam no emagrecimento. No entanto, o estudo mostrou que a perda de gordura é maior quando se combinam os dois treinamentos (resistência + aeróbico) do que quando se faz o aeróbico sozinho. Fato também importante é que a aderência ao treinamento aeróbico isolado é menor do que no treinamento de resistência ou misto como citado anteriormente.

Outro estudo feito na New York Obesity Nutrition Research Center, publicado em outubro de 2014 no Diabetes Care de GALLAGHER, mostrou dois grupos (todos pacientes com sobrepeso) em acompanhamento de 1 ano. Um grupo foi orientado a fazer exercícios físicos e dieta. Já o outro grupo, além das orientações, teve um acompanhamento diário dos treinos por profissionais de educação física, o que lhes garantiu uma incrível perda de peso em mais de 7%.

Esse estudo mostrou como um acompanhamento profissional especializado é fundamental para o maior condicionamento físico e para o emagrecimento. Como o sobrepeso e a obesidade “andam de mãos dadas” com outras condições como a hipertensão, não se pode deixar de citar que o treinamento de resistência, como a musculação, traz enorme benefício para pacientes hipertensos.

Portanto, fazer um programa de treinamento com exercícios aeróbicos + exercício de resistência (musculação) com o acompanhamento de um personal trainer irá potencializar a perda de peso. Caso queira conhecer algumas outras dicas, além dos exercícios, para que possa emagrecer mais rápido e com saúde, acesse o link na sequência.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2015/12/exercicio-aerobico-ou-musculacao-qual-e-o-melhor-para-emagrecer.html
 

Compartilhar: