Os exercícios físicos e a qualidade do sono

Os exercícios físicos e a qualidade do sono

Quando pensamos em formas para termos uma boa noite de sono, logo vem na cabeça uma cama confortável, um travesseiro adequado e um ambiente calmo e convidativo para relaxarmos. De fato, esses fatores são muito importantes, mas também existe outra forma de conseguirmos um sono saudável: praticando exercícios físicos.

Assim como um exercício físico, que também precisa de dedicação e prática, para que tenhamos uma boa noite de sono é preciso dedicação e prática. Devemos dormir de 7 a 8 horas por noite, longe de qualquer distração que possa atrapalhar o nosso sono. Afinal é durante esse período que nosso organismo rearranja todas as funções, renova energias e tecidos para que sejam novamente usados no dia seguinte.

Uma das causas mais frequentes de distúrbio do sono é a obesidade e suas consequências, como intolerância a insulina, diabetes, hipertensão arterial, doenças coronarianas, artroses, entre outras. O melhor combate a ela é a reeducação alimentar associada aos exercícios físicos. Além de perder progressivamente o peso, diminuindo riscos, garantem melhor qualidade do sono e melhor disposição para a luta contra a balança. Além disso, segundo o médico Ricardo Munir Nahas, a prática de exercícios também proporciona aquele cansaço gostoso que nos envolve e nos ajuda a esquecer dos problemas cotidianos, melhorando, consequentemente, a qualidade do nosso sono.

Para garantir o sono reparador, alguns cuidados devem ser tomados. Algumas pessoas ficam agitadas após se exercitarem, atrapalhando o sono quando tais exercícios são feitos durante a noite. Para alguns, no entanto, esse efeito não é sentido. Para aqueles que sentem a acelerada que o exercício traz não se recomenda a atividade após as 19h ou 20h, dependendo do horário de sono e do hábito de cada um. Lembre-se sempre que uma boa noite de sono fará seu corpo também assimilar os benefícios do exercício.

Fonte: https://www.minhavida.com.br/fitness/materias/20284-exercicios-fisicos-melhoram-a-qualidade-do-sono
 

Compartilhar: