Praticar musculação ajuda a emagrecer?

Praticar musculação ajuda a emagrecer?

Os exercícios de musculação são extremamente importantes para as pessoas que desejam perder peso e ter um corpo mais bonito e saudável. De acordo com o site Emagrecimento na Saúde, a combinação musculação e emagrecimento só ocorrerá se os exercícios forem feitos da maneira correta. Caso a pessoa não podere a intensidade dos exercícios, acabará perdendo massa magra, ou seja, perderá massa muscular.

Normalmente, quando se pensa em emagrecimento, a primeira alternativa que vem a cabeça são os exercícios aeróbicos, como, por exemplo, corrida, caminhada e ciclismo. Obviamente, tais exercícios contribuirão para o emagrecimento. Porém, caso faça um treino de musculação bem elaborado, com o acompanhamento de um educador físico, os exercícios com pesos também serão um forte aliado para que possa se livrar das gordurinhas indesejadas.

O site Emagrecimento na Saúde comenta que praticar musculação contribui para o emagrecimento pelo fato de os músculos precisarem de uma grande quantidade de energia para realizar seu trabalho do dia a dia, portanto, quanto mais desenvolvidos forem os músculos, mais energia irão consumir. Consequentemente, mais calorias serão queimadas e a pessoa perderá mais peso.

É importante ressaltar que, ao praticar exercícios aeróbicos, a pessoa também queima uma grande quantidade de calorias, porém, ao terminar a atividade, o metabolismo do corpo desacelera, fazendo a queima de calorias diminuir. Caso seu objetivo, além de emagrecer, seja ganhar um corpo mais musculoso, convém lembrar que os exercícios aeróbicos não contribuem para o aumento da massa muscular.

Ao praticar exercícios com pesos, o metabolismo fica acelerado. Essa aceleração continua após o treino, fazendo com que a pessoa mantenha um gasto calórico depois de encerrar o exercício, portanto, podemos concluir que a musculação contribui, efetivamente, para a perda de peso. “Quando termina um exercício aeróbico, seu corpo continua queimando calorias por até uma hora. Nesse intervalo você perde de 10 a 15 calorias devido ao exercício. Em contrapartida, depois de fazer um treino bem feito de musculação, seu metabolismo chega a ficar 12% mais acelerado. Depois de 15 horas após a atividade essa taxa ainda permanece mais alta que o normal, mas em uma escala menor, de 7%. É aí que você percebe que a musculação ajuda a perder muitas calorias” (SITE EMAGRECIMENTO NA SAÚDE).

Caso seu objetivo seja emagrecer, alie musculação e exercícios aeróbicos, pois não podemos esquecer que eles proporcionam uma queima considerável de calorias. Porém, não se esqueça também de se preocupar com uma reeducação alimentar. De nada adiantará praticar exercícios caso continue ingerindo uma quantidade de calorias maior do que aquelas que queimará. Portanto, é imprescindível que procure um nutricionista para auxiliá-lo.

Fonte: https://emagrecimentonasaude.com/exercicios/musculacao-para-emagrecer/  
 

Compartilhar: