Quantas horas precisamos dormir?

Quantas horas precisamos dormir?

Muitas pessoas afirmam que não há coisa melhor que dormir, pois o sono recarrega as baterias e é de graça. Brincadeiras à parte, segundo Thais Szego, em colaboração para o VivaBem, o sono é importantíssimo para o funcionamento do organismo e devemos estar atentos à sua qualidade. Mas será que existe uma fórmula para calcularmos a quantidade de horas certas que devemos dormir?

Conforme envelhecemos, a sabedoria popular diz que nossa necessidade de sono muda. Visando identificar se tal afirmação é realmente verdadeira, Thais Szego conversou com alguns especialistas para entender o que muda no sono de cada faixa etária e também se existe mesmo uma redução na conta conforme o tempo passa.

Antes de sair impondo regras de quanto se deve dormir por noite, é importante ressaltar que cada pessoa tem o seu relógio biológico e precisa de uma quantidade de sono específica. “A liberação dos hormônios funciona de acordo com o ritmo circadiano de cada um”, explica Lucila Bizari Fernandes do Prado, coordenadora do Laboratório de Sono do Hospital São Paulo e do Laboratório de Pesquisa Neuro-Sono. Segundo ela, a ciência indica oito horas de sono porque, em média, a maioria das pessoas descansa de fato após 7h30 ou 8h30 dormindo. Mas existe quem precise fechar os olhos por apenas 4 ou até mesmo por mais de 12 horas.

No fim do dia (ou melhor, da noite), o que conta é como você acorda: “Se você sente sua atenção alterada, tem problemas de memória e acorda cansado, ou você dormiu demais ou de menos ou tem alguma doença do sono”, alerta a médica. Ainda de acordo com ela, você só deve se preocupar se tiver esses sintomas com frequência, pois nesse caso pode ser que haja uma privação crônica de sono.

É por isso que não há uma resposta fechada para essa pergunta, pois existem muitas peculiaridades relacionadas a questões genéticas e comportamentais. Apesar disso, a National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono) dos Estados Unidos, criou uma tabela com os períodos de sono médios para cada faixa etária:

• Recém-nascido (0 - 3 meses): 14 a 17 horas por dia;
• Bebê (4 - 11 meses): 12 a 15 horas por dia;
• Primeira infância (1 - 2 anos): 11 a 14 horas por dia;
• Idade pré-escolar (3 - 5 anos): 10 a 13 horas por dia;
• Idade escolar (6 - 13 anos): 9 a 11 horas por dia;
• Adolescentes (14 - 17 anos): 8 a 10 horas por dia;
• Jovem adulto (18 - 25 anos): 7 a 9 horas por dia;
• Adulto (26 - 64 anos): 7 a 9 horas por dia;
• Idoso (a partir de 65 anos): 7 a 8 horas por dia.

O sono, de acordo com as opiniões de especialistas obtidas por Thais Szego, é um momento importante para o corpo organizar seu funcionamento. Por isso é importante dormirmos o suficiente para acordarmos nos sentindo descansados. E cada faixa etária tem dificuldades diferentes de sono. Quer conhecer as consequências de dormir menos do que o necessário? Acesse o link:

Fonte: https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/08/14/quantas-horas-eu-preciso-dormir-veja-o-tempo-ideal-para-cada-idade.htm 
 

Compartilhar: