A respiração durante as atividades físicas

A respiração durante as atividades físicas

Quando o assunto é respiração durante uma atividade física, a primeira dica é tentar sempre respirar pelo nariz, pois o ar entra quente e úmido no pulmão, além de ser filtrado pelos cílios das narinas. Além disso, é importante nos lembrarmos de que, quando praticamos uma atividade física, o corpo precisa de uma ventilação maior, especialmente nos exercícios mais intensos, portanto, é importante conhecer outras dicas para que tenhamos sempre uma respiração adequada.

Como a necessidade de ventilação é maior durante o movimento, muitas vezes o nariz não é capaz de atendê-la sozinho. É por isso que muitas pessoas costumam respirar pela boca quando praticam atividades físicas mais intensas. De acordo com os médicos, isso é normal e não chega a gerar problemas. Inclusive, a respiração também pela boca ao se exercitar é essencial para garantir conforto durante a atividade. Caso a pessoa não respire do jeito certo na hora do exercício, poderá começar a sentir dor ou desconforto.

Na musculação, por exemplo, o correto é expirar no momento do esforço e inspirar no retorno. De acordo com o fisiologista do exercício Paulo Correia, quando a pessoa expira, os músculos abdominais se contraem e garantem maior sustentação do corpo para a realização do movimento. Nesse caso, respirar do jeito errado ou ao contrário pode provocar dor e desconforto, além de poder desperdiçar os benefícios dos exercícios com pesos.

Já na corrida, segundo os especialistas, não existe uma regra para respirar. Muitas pessoas acreditam que é preciso inspirar pelo nariz e soltar pela boca, mas, na verdade, isso varia de acordo com o ritmo do exercício. No começo, por exemplo, a pessoa pode até conseguir respirar dessa maneira, mas, à medida que o tempo vai passando, mesmo correndo na mesma velocidade, a intensidade do movimento aumenta e o corpo pede mais ventilação. A partir desse momento, a respiração pela boca se torna fundamental. Ficar preso a um modelo de respirar pode causar uma falta de coordenação e causar aquela dor lateral que muita gente reclama, além de cansar mais rápido.

Essa dor, segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca, é provocada por uma espécie de câimbra do diafragma, causada pela maneira inadequada de respirar. Além de ficar preso a um modelo só de respiração, outra causa dessa dor é conversar durante o exercício. Por isso, para evitar essa dor, a dica é não conversar e respeitar a necessidade do corpo.

Algumas pessoas costumam ainda usar expansores nasais, que são aqueles adesivos colados no nariz. Segundo Paulo Correia, esses expansores facilitam a entrada de ar durante o exercício, o que aumenta o conforto na hora de se exercitar. Mas o especialista alerta que eles não melhoram o desempenho na corrida, apenas tornam mais fácil a execução da atividade.

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/12/entenda-importancia-da-respiracao-adequada-durante-atividade-fisica.html
 

Compartilhar: