Termogênicos: perguntas e respostas

Termogênicos: perguntas e respostas

Você já ficou na dúvida se os suplementos termogênicos são realmente eficazes para o que deseja? Já se perguntou se você pode ou não consumi-los? Será que eles emagrecem? O que efetivamente fazem com o organismo? Veja na sequência as principais dúvidas sobre o tema, respondidas pelos fisiologistas Turibio Barros e Gerseli Angeli, mestres e doutores em fisiologia pela EPM UNIFESP.

1) Como os suplementos termogênicos agem no Organismo?
Os suplementos que são denominados termogênicos tem o efeito de aumentar o metabolismo e como consequência aumentar a produção de energia. O efeito termogênico tem origem no sistema nervoso central, aumentando o grau de alerta e causando uma ativação da mobilização motora com repercussão no metabolismo das células musculares e no metabolismo das gorduras.

2) Termogênicos são seguros ou prejudiciais à saúde?
Os termogênicos que são classificados como suplementos nutricionais são produtos à base de cafeína e são liberados pela ANVISA. Como em relação a qualquer produto existe uma recomendação de dose de segurança que se respeitada, não representa nenhum prejuízo à saúde. Como a cafeína é um estimulante do sistema nervoso, ela promoverá um aumento do metabolismo com consequente aumento do trabalho do coração para fornecer mais sangue e oxigênio para os músculos. Este aumento do trabalho cardíaco pode ser uma contraindicação para portadores de problemas cardiovasculares, portanto pacientes com qualquer tipo de diagnóstico de doença cardíaca não devem utilizar os termogênicos sem liberação do cardiologista.

3) Termogênico é para emagrecer?
O termogênico como coadjuvante de programas de perda de peso age de duas formas. Por um lado, seu efeito estimulante aumenta o metabolismo proporcionando consequentemente maior gasto calórico. Por outro, sua contribuição para o emagrecimento compreende também seu benefício de aumentar a queima de gorduras durante os exercícios. No entanto, por ser a base de cafeína, o termogênico também contribui para melhorar a performance nas atividades físicas, melhorando o foco e retardando a fadiga. Em um artigo publicado no European Journal of Sport Science, pesquisadores mostram que a ingestão aguda de cafeína é capaz de melhorar a performance durante os exercícios de força, diminuindo a percepção de esforço e fadiga muscular. Outro estudo realizado com judocas adolescentes e publicado na Pediatric Exercise Science também mostrou resultados interessantes a respeito da suplementação de cafeína sobre a performance.

4) Termogênico tem efeitos colaterais?
O princípio ativo dos termogênicos é a cafeína. Existem pessoas com maior sensibilidade à cafeína. Na realidade, o efeito colateral que se deve considerar é a dificuldade de conciliar o sono se o produto for utilizado próximo à hora de dormir. Por essa razão pessoas mais sensíveis à cafeína devem evitar consumir o produto pelo menos três horas antes do horário de sono.

Fontes: https://www.musculacaoefitness.com.br/nutricao-e-suplementacao/a-eficacia-dos-suplementos-termogenicos-duvidas-e-respostas/  

 

Compartilhar: