Tome cuidado com o overtraining

Tome cuidado com o overtraining

Existe um ditado popular que diz: "tudo em excesso faz mal". Quando este ditado é aplicado aos exercícios físicos, recebe o nome de overtraining. É óbvio que os exercícios geram diversos benefícios para o corpo, e também para a mente, porém, quando a atividade física passa a ser excessiva e ultrapassa os limites do corpo, deixando de ser uma prática saudável, pode prejudicar a saúde física e mental dos praticantes.

Infelizmente, o overtraining é uma síndrome que tem se tornado cada vez mais comum não só entre os atletas, mas também nas academias, entre as pessoas que treinam. Esta síndrome decorre de um excesso constante de exercícios físicos, que ultrapassam a capacidade de recuperação do corpo. O overtraining gera diversos problemas ao indivíduo, que vão desde lesões musculares (agudas e crônicas), problemas nas articulações, desequilíbrio no sistema hormonal, diminuição do desempenho, até prejuízos no sistema imunológico e nos aspectos emocionais e psicológicos.

Não adotar uma dieta correta e não descansar após os treinos de forma ideal são dois fatores que agravam o problema. É importante ressaltar que o overtraining acaba provocando um efeito contrário em quem treina em excesso, impedindo o crescimento muscular e até podendo causar perda de massa magra. Isso ocorre pelo fato de o crescimento muscular só ocorrer após a recuperação total da musculatura, o que ocorre em grande parte durante o sono.

Treinar novamente antes de o músculo se recuperar completamente não apenas impede seu crescimento, como também pode fazer com que ele diminua de tamanho. Portanto, é imprescindível ter em mente que é necessário um tempo para o músculo se recuperar e depois um tempo extra para que ele se desenvolva e cresça. Os especialistas recomendam um descanso em torno de 48 horas para voltar a exercitar o mesmo grupamento muscular.

Para evitar o overtraining, e obter melhores resultados com segurança, seguem algumas dicas apresentadas por Aline Amaral, do site Fits & Tips:

FAÇA O PLANEJAMENTO DO SEU DESCANSO: lembre-se que bons resultados são baseados no tripé: treino, descanso e alimentação. Se um deles for deficiente, o resultado também será. Seu descanso também deve levar em consideração sua rotina fora da academia;

DURMA BEM: um sono de qualidade já reduz e muito, as chances de ocorrer um overtraining. Portanto, tenha foco no sono e evite tudo que possa prejudicá-lo;

ALIMENTE-SE BEM: um organismo bem nutrido é juntamente com uma boa noite de sono, essencial para a recuperação do corpo entre um treino e outro. Carboidratos complexos, proteínas de alto valor biológico e micronutrientes são fundamentais para evitar o overtraining;

FAÇA UMA PERIODIZAÇÃO CORRETA: com a orientação de um educador físico, estabeleça a periodização de seu treinamento, pois o período de transição é fundamental para a obtenção de melhores resultados.

Para finalizar, lembre-se de outro ditado popular apresentado por Aline Amaral: “muitas vezes, menos é mais”!

Fonte: https://www.fitsandtips.com/os-perigos-do-overtraining/
 

Compartilhar: