Você é gordofóbico?

Você é gordofóbico?

O termo Gordofobia significa “aversão a pessoas gordas”. De acordo com Rafa Cortes, em matéria para o site Quero Viver Bem, mesmo com muitas campanhas de conscientização espalhadas pela mídia, os casos de Gordofobia não param de crescer. Seja no ônibus, onde uma pessoa com a circunferência maior não passa na catraca, ou em algumas lojas de roupas que criam um padrão extremamente pequeno, apontando que uma pessoa que veste acima de 44 veste um tamanho especial.

A Gordofobia está nos olhares na praça de alimentação de um shopping, na hostilidade das pessoas, nas piadas e o no desrespeito – inclusive de profissionais da saúde. Este tipo de preconceito, que ocorre mais com as mulheres, é o resultado de padrões de beleza que foram impostos pela própria sociedade em relação à mulher. O sexo feminino é alvo da mídia, que incita um modelo de corpo perfeito, no qual as mulheres devem ser altas, magras, cheias de curvas e sem nenhuma celulite. Os protótipos que servem de exemplo, geralmente, são atrizes e modelos que também não são perfeitas, mas a mídia as torna, pois faz uma super produção na TV e nas revistas.

Inconscientemente, desde crianças, as meninas recebem essa informação das mães e dos familiares, aprendendo que não se pode comer muito para não engordar. Mostram para elas que ser gordo é ser feio. É compreensível que o excesso de peso pode causar inúmeros males à saúde, mas, em poucos momentos, essa questão é mostrada para crianças e adolescentes como uma questão de aparência.

O primeiro passo para evitar a Gordofobia é ter respeito ao próximo. É compreender que aquela pessoa não está acima do peso, necessariamente, porque ela quer ou come muito. Pessoas magras acreditam que a pessoa gorda come demais, mas nem sempre é assim. Existem muitos magros que comem mais do que uma pessoa acima do peso. Portanto, é necessário abrir a mente e entender que outros problemas podem ser os geradores dessas alterações no peso.

A Gordofobia, assim como outras formas de discriminação, torna o mundo de uma pessoa mais cinzento. Pense que muitas pessoas ao seu redor podem sofrer com esse problema e não conseguir tocar suas vidas por causa dos olhares e comentários maldosos que percebem todos os dias. Respeito pelo próximo é a chave para mudar esse cenário de discriminação!

Fonte: https://www.queroviverbem.com.br/gordofobia-preconceito/ 
 

Compartilhar: