Como mudar hábitos de consumo?

Como mudar hábitos de consumo?

Gastar é bom demais, não é mesmo? Mas, quando o consumo vira uma rotina desenfreada em que você perde o controle de suas contas, contraindo dívidas e mais dívidas, é o momento de parar, refletir e se reorganizar.
Nesse post trago alguns passos eficientes que você pode adotar para entender melhor como anda a sua saúde financeira, quais são os seus objetivos e como fazer para conquistá-los!  
 

1 – Planejar gastos por período

Uma estratégia bem eficiente é você estipular um valor que será gasto em cada categoria de despesas por semana. Isto porque, como o mês é bem mais longo, pode acontecer de se perder e acabar gastando o total em 1 ou 2 semanas. Quando você diminui o tempo é mais fácil ter o controle.
Exemplo:
Gastar R$ 125,00 reais com lazer por semana ao invés de R$ 500,00 reais por mês - É mais fácil ter o controle e não gastar quase tudo que separou logo no primeiro final de semana!
 

2 – Controle financeiro pessoal

Ter todas as contas anotadas é imprescindível para um planejamento financeiro dar certo. No começo você pode não ter ideia de quais são as suas despesas mensais e, muitas vezes, o quanto você realmente tem de dinheiro disponível no mês. Colocar isso no papel (ou planilha, como preferir) deixa mais visual e te auxilia na tomada de decisão na hora de gastar.
Se você ainda tem dúvidas do que é e como fazer um planejamento financeiro, escrevi sobre esse assunto nos posts "(RE)ORGANIZE-SE Financeiramente!" e "Planejamento Financeiro Pessoal" (só clicar e conferir)
 

3 – Evitar compras parceladas

O cartão de crédito é ótimo e oferece diversos benefícios para quem sabe usá-lo da forma correta. Mas, para a maioria das pessoas o cartão é um facilitador na hora de adquirir algo que, naquele momento, você não poderia gastar.
O perigo do cartão de crédito está no fato de que o consumidor faz várias parcelas pequenas que, aparentemente, cabem no seu bolso. Porém, quando somadas resultam em um montante enorme que irá atrapalhar todo o seu planejamento, metas e objetivos.
Então, se você ainda não consegue ter muito controle com um cartão de crédito na mão, minha dica é: não use! Se reorganize primeiro, isso é o mais importante!
 

4 – Definir metas e objetivos

Não é muito produtivo economizar sem saber o motivo de todo esse esforço. Ter metas e objetivos claros te ajudam a fazer escolhas mais conscientes, pois saberá exatamente o quanto aquele gasto (às vezes desnecessário) irá atrasar a realização de seus sonhos.
Uma dica muito importante aqui é: coloque prazos! É preciso saber quando quer atingir aquela meta, porque se não houver uma data limite você pode procrastinar cada vez mais.
 

5 – Investir

Invista o seu dinheiro todo mês, isso irá diminuir o tempo entre você e seus objetivos. Estude sobre o assunto, procure pessoas qualificadas e de confiança para te auxiliarem nessa caminhada.
 

6 – TENHA PACIÊNCIA

Nós seres humanos somos imediatistas e isso dificulta muito todo esse processo. Fazer um planejamento, poupar, definir objetivos e ter uma alta rentabilidade com investimentos demanda tempo e paciência, mas um dia você alcançará seus resultados!
 

Se você não der o primeiro passo, isso nunca irá se concretizar! Então, o que está esperando?

 

Crédito de imagem: Venda foto criado por freepik - br.freepik.com

Compartilhar: