Esqueci de contribuir um período! E agora?

Esqueci de contribuir um período! E agora?

Se você é contribuinte individual (autônomo) ou facultativo (não exerce atividade remunerada), é possível que tenha dúvidas a respeito desse assunto: afinal, é possível fazer contribuições ao INSS em atraso?
 
Já adianto que a resposta é sim, mas é necessário analisar algumas questões, pois, se a contribuição for realizada de maneira incorreta, não valerá para quaisquer fins junto ao INSS.
 
Vamos lá!
 
Para contribuinte individual: poderá pagar os meses em atraso a qualquer tempo e sem limite de contribuições, no entanto, há requisitos.
Em alguns casos será necessário que esse segurado comprove a atividade exercida e, se isso não for feito ou não for possível, não adiantará arcar com o valor das contribuições em atraso, pois elas não serão válidas.
 
Para contribuintes facultativos: poderá pagar em atraso somente os últimos 6 meses. Se exceder esse prazo, essas contribuições também não serão válidas.
 
É necessário analisar também se essas contribuições serão contadas como carência, o que mudará de caso a caso, dependendo da forma e tempo em que forem realizadas.
 
Assim, esse assunto é muito específico e é imprescindível que seja analisado vários detalhes antes de efetuar o pagamento das contribuições em atraso.
 
O importante é você saber que é possível, se feito da maneira correta, aumentar o seu tempo de contribuição para garantir a sua aposentadoria!

Compartilhar: