PERFIL DE INVESTIDOR - Você sabe qual é o seu?

PERFIL DE INVESTIDOR - Você sabe qual é o seu?

Olá! A nossa conversa de hoje será sobre PERFIL DE INVESTIDOR.

Escuto muitas pessoas falando: “investir é perigoso”, “não quero ter risco”, “tenho medo de perder tudo”, e por aí vai...

O que muita gente não sabe é que antes de qualquer aplicação em algum investimento você, necessariamente, precisa saber qual é o seu perfil de investidor.

Mas, o que seria isso? Perfil de Investidor é um resultado de uma análise das suas características financeiras e de personalidade para saber qual é o seu grau de tolerância aos riscos envolvidos em uma aplicação.

Você deve estar pensando: “Nossa, Mari... agora complicou”. Ok, explico de uma forma mais clara: é basicamente um questionário que deve ser preenchido de forma mais sincera possível, onde será perguntado o seu conhecimento de mercado, sua situação financeira atual, idade, se você pretende retirar o dinheiro no curto, médio ou longo prazo, e, o mais importante, os seus objetivos.

Definindo essas questões, você estará diante de três tipos de investidor: conservador, moderado e agressivo/arrojado. Segue abaixo uma breve explicação:

- Conservador: prioriza a segurança e a maior parte de sua carteira é composta com investimentos de baixo risco (mais seguros);

- Moderado: valoriza a segurança, sua tolerância ao risco é média e a carteira será mais diversificada;

-  Agressivo/arrojado: assume riscos em diferentes graus e sua tolerância ao risco é alta.

Nesse sentido, a sua carteira de investimentos terá que ser compatível com o seu perfil de investidor, indo de encontro com a sua tolerância ao risco e tendo como objetivo alcançar suas metas e sonhos sem trazer consequências negativas ao seu patrimônio das quais você não quer enfrentar.

Assim, caso você seja uma pessoa que quer ver o seu dinheiro render mais que a poupança, mas não pretende correr grandes riscos para isso, também há investimentos para você!

Entretanto, adianto aqui que não existe investimento com risco zero, pois ele sempre existirá, mesmo que mínimo. O que existe é saber aplicar o seu dinheiro de forma inteligente, visando não somente os ganhos, mas também a sua tranquilidade e segurança.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Crédito de Imagem: Fundo foto criado por d3images - br.freepik.com

Compartilhar: