Planejamento Financeiro Pessoal

Planejamento Financeiro Pessoal

Planejamento Financeiro Pessoal - O que é e qual a sua importância?

Você é daquelas pessoas que possui um controle mensal de despesas? Sabe exatamente quanto ganha, quanto gasta e, o mais importante, para onde está direcionando os seus gastos? Possui comprometimento com metas financeiras e projeção de boletos futuros?

Se você respondeu NÃO para uma dessas perguntas, esse post é para você!

De acordo com as informações divulgadas pelo Serasa Experian no dia 06/06/2019, o número de brasileiros com dívidas atrasadas e CPF negativado bateu novo recorde e chegou em 63,2 milhões em abril de 2019, representando 40,4% da população adulta do país. Na comparação com o mesmo mês, em 2018, o número era de 61,2 milhões, ou seja, são 2 milhões de pessoas a mais. Esse número só tende a crescer, uma vez que a maioria dos brasileiros não possuem educação financeira para administrar suas finanças, fazendo com que gastem mais do que o orçamento possa suportar, contraindo dívidas e mais dívidas, chegando em um ponto de não conseguirem pagar nem as despesas essenciais e nem as próprias dívidas.

O Planejamento Financeiro Pessoal atua como mecanismo de defesa do endividamento ou a cura pra ele, caso você já tenha contraído dívidas. Ele irá te mostrar exatamente onde você está errando com suas finanças, quais os gastos que é possível diminuir e, o mais importante, traçar caminhos para você alcançar os seus objetivos de forma mais coerente com o seu estilo de vida.

Colocar o orçamento mensal no papel é o primeiro passo para sair do ciclo vicioso que a maioria dos brasileiros enfrentam: trabalhar para pagar boletos. Sem enxergar qual é o atual momento das suas finanças fica quase que impossível fazer um direcionamento inteligente do seu dinheiro.

Já adianto: NÃO TENHA MEDO! Muita gente tem tanto receio em olhar o extrato bancário que mente para si mesmo que “está tudo bem” ou “mês que vem eu resolvo”... Mas, só para te lembrar que estamos em março e ainda temos 10 meses para mudar a chavinha do consumo desenfreado e começar a planejar para ter uma mudança financeira significa em 2020!

Então, segue algumas dicas:

1 – Não encare o planejamento somente como finanças pessoais... mas sim como planejamento de vida! O dinheiro é o meio que você utiliza para alcançar os seus sonhos e não o objetivo final;

2 – Um bom planejamento irá traçar os melhores caminhos de economia, esforço pessoal e investimento para que você atinja os seus objetivos;

3 – Tenha disciplina. Estabeleça metas financeiras e não se sabote. Por exemplo:

Meta: gastar R$ 100,00 com almoço semanal fora de casa.

Sabotagem: chegar no limite estipulado e não preparar o seu almoço no dia anterior – é pedir pra comer fora quando a fome bater, certo?

4 – Caso você tenha se sabotado, não jogue todo o planejamento fora. Faça ajustes e siga em frente. Erros acontecem, aprenda com eles e evite repeti-los.

Vamos começar a partir de hoje?

Crédito de Imagem: Fundo foto criado por tirachardz - br.freepik.com

Compartilhar: