Quanto devo pagar de INSS: 5%, 11% ou 20%? - Para autônomos (as)

Quanto devo pagar de INSS: 5%, 11% ou 20%? - Para autônomos (as)

Muita gente não sabe, mas quem exerce atividade remunerada ($$) é obrigado a contribuir com o INSS!!!
 
Mas, como é feito isso?
 
Ao contrário dos trabalhadores empregados, que a contribuição previdenciária é feita pelo empregador direto na folha de pagamento, no caso dos autônomos, a responsabilidade desse recolhimento passa a ser dele mesmo, como contribuinte individual. E é aí que surgem as dúvidas.
 
Para contextualizar, contribuinte individual é dividido em duas categorias:
- Obrigatório: aquele que exerce atividade remunerada e é obrigado a contribuir com o INSS. Exemplo: dentistas, advogados.
- Facultativo: aquele que não exerce atividade remunerada, mas quer contribuir para ter os benefícios da previdência. Exemplo: donas de casa.
 
E, quanto eu preciso pagar? 5%, 11% ou 20%?
5%: destinado para pessoas de baixa renda - devendo cumprir certos requisitos - e também para o MEI (Microempreendedor Individual). Uma vantagem é que a contribuição mensal possui valor reduzido, entretanto, só será possível requerer a aposentadoria por idade e o valor do benefício será de um salário mínimo.
11%: como dito acima, essa alíquota também só permite a aposentadoria por idade, e claro, os demais benefícios (auxílio doença, por exemplo) e também só poderá se aposentar com um salário mínimo.
20%: quem contribui aqui não tem restrição quanto a qual tipo de benefício de aposentadoria poderá requerer, desde que cumpra os requisitos necessários, é claro. Outra vantagem é que poderá receber acima do salário mínimo, limitado ao teto do INSS.
 
Há também outras vantagens e desvantagens de cada uma das alíquotas acima e, para saber o melhor para você, é necessário analisar toda a sua vida contributiva, idade, simulação do valor da aposentadoria e, um dos fatores mais importantes, os seus objetivos!

Compartilhar: