A Reforma da Previdência acabou com a Aposentadoria Especial?

A Reforma da Previdência acabou com a Aposentadoria Especial?

A resposta é: NÃO.
Mas, ficou um pouco mais complicado para aquele trabalhador que estava com um pezinho na sonhada aposentadoria especial.
 
Em poucas palavras, tem direito a aposentadoria especial aquele que trabalha em condições especiais que prejudiquem sua saúde ou integridade física, pelo período de 15, 20 ou 25 anos, a depender do grau de risco em que se expõe.
 
Tal regra permaneceu intacta pela reforma. Ocorre que ANTES não havia idade mínima para esse tipo de aposentadoria, porém, HOJE com a reforma da previdência, para que o trabalhador consiga se aposentar por essa regra, terá que ter além do tempo de contribuição mínimo exigido (15, 20 ou 25 anos), a idade mínima.
 
E o que isso muda na prática?
Um trabalhador que estava prestes a se aposentar pela aposentadoria especial, talvez tenha que trabalhar muito mais tempo para atingir a idade exigida.
 
Claro que há a possibilidade do trabalhador se enquadrar em alguma regra de transição e conseguir adiantar a concessão do benefício. Como saber se você é um deles? Somente fazendo cálculo de toda a sua vida previdenciária.
 
Dúvida, mande nos comentários!

Compartilhar: