(RE)ORGANIZE-SE Financeiramente!

(RE)ORGANIZE-SE Financeiramente!

Boa tarde, leitores!

Vamos conversar um pouco hoje sobre organização? Passei semanas pensando em qual assunto seria viável escrever em meio a pandemia que estamos vivendo.

Crise na saúde, crise econômica, crise política e nós nos sentimos meio incapazes de tomar frente do problema e resolver, não é mesmo?

Sei que é um período difícil, de muita incerteza, medos, perdas... mas, se tem algo que possamos e devemos fazer é transformar o nosso meio! Adaptarmos a nossa nova realidade, nos colocarmos em movimento para sair o mais fortalecido possível de tudo isso.

Minha dica de hoje é orientar você a se (re)organizar financeiramente. Não importa qual situação você está passando, é imprescindível que você saiba exatamente como anda a sua vida financeira. Mas, como você faz isso? Se planejando!

Comece hoje, pegue os seus extratos bancários, sua fatura do cartão de crédito e todas as suas dívidas. Lance os valores em planilhas do excel, no papel, em aplicativos, onde ficar mais confortável pra você.

Contabilize as suas despesas do seguinte modo:

DESPESAS FIXAS: aluguel, energia, água, plano de saúde, mensalidade da faculdade... Tudo aquilo que você paga por mês e não é possível ficar sem;

OUTRAS DESPESAS: lazer, cartão de crédito, farmácia... Tudo aquilo que não possui valor fixo.

DÍVIDAS: tente ser o mais exato possível. Se tiver contraído empréstimo, entre em contato com o banco para o saber o valor total de sua dívida.

Depois de listar essas duas colunas, verifique se há possibilidade de cortar ou diminuir algum gasto, mesmo que seja temporário.

Dicas: renegocie assinaturas de TV (ou cancele), renegocie planos de celular, economize na energia, diminua gastos do seu cartão de crédito...

Eu tenho certeza que você verá que é possível dar uma enxugada no seu orçamento mensal com despesas que você nem imaginava.

Esse é o primeiro passo: enxergar onde você está, o quanto você gasta e o quanto você tem. Mas, esse planejamento precisa ser escrito e visto ao menos semanalmente. Não adianta você só fazer conta mental, porque nosso cérebro nos engana e não mostra a realidade como ela é.

Vamos começar a partir de hoje?

Crédito de Imagem: Negócio foto criado por freepik - br.freepik.com

Compartilhar: