Ainda no comando

Ainda no comando

Em um dia comum, cerca de 51% dos brasileiros que possuem smartphones checam os aparelhos, enquanto assistem à TV. Um terço dos usuários desses telefones olham para a tela do celular imediatamente ao acordar, enquanto 48% dão uma espiadinha cinco minutos antes de dormir. Os números da Mobile Consumer Survey, pesquisa realizada pela Deloitte com dados de 2016, comprovam um hábito cada vez mais intenso no dia a dia: nossa conexão.

O estudo ainda aponta que os usuários de smartphones que acessam algum navegador da web pelo aparelho têm o consumo de notícias como atividade principal. Informação nas mãos, a qualquer hora do dia, já é uma realidade.

Não há discussão sobre a crescente presença da tecnologia móvel no cotidiano. O que se debate, no entanto, são os efeitos que podem ser causados em função de um uso tão frequente e, em alguns casos, sem critério. Por isso, como pode acontecer com todas as coisas boas da vida, o exagero estraga. Talvez seja impossível estar o tempo todo desconectado, 100% off-line, diante de tanta rapidez do mundo moderno — e frente à assustadora sensação de “ficar para trás”. Responder e-mails pelo celular, definir reuniões e adiantar o trabalho pelo smartphone são atividades rotineiras de muitos profissionais. Porém, fazer algumas concessões, em alguns momentos, é uma decisão importante, afinal o uso consciente da tecnologia pode, sim, ser benéfico.

Popularmente, dizem que a diferença entre o veneno e o antídoto está na dose. Se levarmos o ditado ao pé da letra no mundo da tecnologia, dividir bem o tempo e as atividades com o celular poderá fazer toda a diferença para uma experiência proveitosa.

Há bons sites informativos e conteúdos de relevância que fazem a diferença no nosso dia a dia virtual. Mas é preciso ter uma visão crítica para discernir sobre o que vale ou não a pena entre tantas opções on-line. Por mais intuitivos e fáceis de manusear que sejam os smartphones, nós (ainda) estamos no comando.

Boa leitura e boa navegação! 

Compartilhar: