Alerta da discórdia

Alerta da discórdia

Na última sexta-feira, dia 29 de setembro, o Portal Revide publicou uma reportagem a partir de um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A notificação tratava da possibilidade de tempestades na região de Ribeirão Preto durante o final de semana seguinte. Apuramos a informação junto ao próprio Inmet – e, de fato, o site apontava a possibilidade. Divulgamos e postamos nas redes sociais.

A iminência da tormenta refletiu nos comentários e repercutiu no mundo virtual. Antes mesmo de ser postada no Portal, a informação já corria à boca miúda do WhatsApp. E, quase instantaneamente após a propagação do alerta de tempestade, começou a circulação de um esclarecimento feito por um professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O link compartilhado era precedido por um comunicado atribuído a um diretor de comunicação da Prefeitura de Campinas, que desmentia a chuvarada. Ao clicar na notícia, então, notava-se: o esclarecimento havia sido feito no dia 12 de janeiro de 2017.

A menos que a capacidade premonitória do autor tenha superado todos os registros já existentes no planeta, o texto certamente se referia a outro alerta e a outra tempestade. Mas foi incrível a intensidade com que internautas utilizaram o antigo comunicado. Sem cerimônias, colavam o link e passavam adiante. Muitos, acredito, nem leram antes de compartilhar. Outros, talvez, não tenham se atentado à data. Tudo isso, no entanto, deixa cada dia mais claro o congestionamento de informações desencontradas que trombam na rede. É preciso agilidade e prudência para desviar dos dados desencontrados e da falta de comprometimento com a informação.

Tanto na tempestade na rua quanto na chuva de informações virtuais, acredito que a prudência é sempre a melhor aliada. Acesse o Portal Revide, leia e (só depois) compartilhe. Ah! E não esqueça o guarda-chuva. 

Compartilhar: