Amplo e plural

Amplo e plural

Lá vêm as frases de efeito: “o tempo está passando mais rápido”, “tudo está mudando a uma velocidade impressionante”, “o advento da internet transformou o mercado”, “é a era da disrupção” e por aí vai... Quem nunca ouviu algo nessa linha que atire a primeira pedra – ou o primeiro smartphone.

 Embora clichês, todas essas expressões não deixam de ser reais, afinal, é fato que a tecnologia acelerou pensamentos e rotinas, transformou hábitos e fez com que mudássemos nossa rotina. Para quase todo mundo, a evolução dos equipamentos digitais tem implicação intensa e diária. No caso da Revide, uma empresa de comunicação, é mais do que natural que estejamos na crista da onda das mudanças, assim como qualquer veículo de mídia: mesmo que não saibamos como surfar nesse mar de incertezas, estar nele deixou de ser uma opção e passou a ser obrigação.

 Por mais que muita gente (eu, inclusive) goste do formato analógico para o consumo de informações, em livros e jornais, não temos como conceber a ideia de um produtor de conteúdo presente, apenas, no formato impresso. Não acho que o papel morrerá tão cedo, mas acredito ser fundamental uma coexistência pacífica entre todas as plataformas existentes e possíveis.

 No nosso caso, o investimento na produção de notícias diárias por meio do Portal Revide, há pouco mais de três anos, trouxe um resultado muito positivo para ambos os veículos: a revista semanal impressa e nosso endereço digital. Conseguimos manter uma vida on-line bem ativa, reforçando o trabalho que é feito no mundo off-line. Ambos se beneficiaram com o trabalho conjunto – é a tal convergência de mídias que tanto tentamos aplicar.

 Claro que ninguém tem a receita do sucesso – se tivesse, não viveríamos debatendo a escassez de recursos no mercado da comunicação. Para a Revide, funciona, e muito, a inovação constante, e é nesse conceito que, se tivesse de apostar, eu apostaria todas as minhas fichas. Não se acomodar em zonas de conforto no trabalho e buscar, sempre, novas alternativas e projetos é uma bela maneira de se manter ativo, mudando tanto quanto o mercado.

 Foi por acreditar nisso que criamos algumas iniciativas que têm como objetivo facilitar a comunicação e transformar o Portal Revide em um canal ainda mais próximo dos internautas, já que nossa função, enquanto jornalistas, é, também, prestar serviços.

 Primeiro nasceu a iniciativa de divulgação de notícias via WhatsApp. Disparamos do número da redação, o (16) 9 8157-1492 as principais informações do dia duas vezes, às 10h e às 17h. 
 Depois, para contribuir com o combate às fake news, criamos a primeira iniciativa de checagem de fatos da região de Ribeirão Preto, o “Comprova, Revide”. Lá, desmascaramos os boatos que circulam na rede, dizendo se é verdade ou mentira aquilo que está sendo compartilhado à exaustão.

 Por fim, o nosso filhote mais recente é o “Patrulha Revide”, uma seção criada especificamente para retratar os problemas apontados pela população e buscar as soluções junto ao poder público.

 Pode ser que nada disso mude o caminho da humanidade, mas é certo que ninguém chega a lugar algum se estiver parado. A ideia é, como numa bicicleta, manter-se sempre em movimento, porque só assim a gente conquista o equilíbrio. Fica o  convite para acessar o Portal Revide e ficar por dentro de todas essas iniciativas: www.revide.com.br. Te vejo por aí! 

Compartilhar: