Eis as questões

Eis as questões

O maior buscador on-line do mundo, o Google, divulgou na última quarta-feira, 13 de dezembro, o ranking dos principais assuntos pesquisados pelos brasileiros durante o ano de 2017. O resultado dos temas que mais despertaram a curiosidade no país vai do significado de datas comemorativas à definição de títulos musicais. A pesquisa completa está aqui no Portal Revide.

Entre os termos procurados, “Big Brother Brasil” liderou (sim, ainda há quem assista). Em segundo lugar, no país do futebol, vem “Tabela do Brasileirão” e, em terceiro, “Enem”. Marcelo Rezende foi o quarto termo mais pesquisado – o apresentador morreu vítima de câncer, em setembro deste ano. 

Entre as perguntas “como fazer?”, liderou a questão “como fazer ovo de páscoa?”. Logo atrás, “como fazer jejum intermitente?” e, em seguida, “como fazer crepioca?”. Talvez possamos dizer que estamos sempre na dúvida entre comer e fechar a boca.

Já entre dúvidas do “por quê?”, lidera o levantamento a questão: por que o Brasil não está na Copa das Confederações? Em segundo lugar, os brasileiros querem saber por que Zeca vai ser preso — algum personagem de novela, suponho. Fechando o pódio, a dúvida é: por que o Evaristo saiu do Jornal Hoje?

O ranking “o que é?” (que você confere nesta página) mescla profissões, datas comemorativas, termos digitais e até “Despacito” – uma das músicas mais tocadas no mundo durante o ano. 

Eu poderia me alongar aqui e discorrer sobre prioridades, ou o que realmente nos mobiliza diariamente, mas o fato principal é que temos hoje um aliado para sanar a maioria das nossas dúvidas, por mais sem sentido que elas sejam, a qualquer momento. Quem nunca pesquisou uma bobagem que atire a primeira pedra. Agora mesmo vou procurar o que é o tal do pangolim, porque “Despacito” eu já aprendi a cantar. 

Compartilhar: