Escolha de Sofia

Escolha de Sofia

Que é difícil ganhar dinheiro com jornalismo na internet, todo mundo sabe. Que o futuro da comunicação digital é incerto para as empresas de mídia diante de tanta gente difundindo conteúdo gratuitamente, também já ouvimos um milhão de vezes. E encontrar saídas para equiparar despesas e faturamento no mundo da informação on-line é um dos maiores desafios que jornalistas e editores enfrentam diariamente.

Fazer jornalismo custa dinheiro. Contas precisam ser pagas ao final do mês, profissionais precisam ser remunerados e os impostos não falham. Produzir notícia não é sinônimo de sentar em frente ao computador e organizar informações publicadas pelos outros. Envolve apuração e uma série de atividades que não aparecem na ponta do iceberg.

Mas o produto final precisa ser acessado, é fato. Uma matéria precisa render cliques, afinal de contas, a publicidade na web é fundamentada, basicamente, em um índice chamado “pageview”, um bonito nome em inglês para definir a quantidade de visualizações de uma página.

Em busca de um número que impressione anunciantes, começa o não tão maravilhoso mundo do “clickbait”, traduzido como “isca de cliques”. São aquelas publicações que instigam a curiosidade: “Você não vai acreditar no que Fulano disse sobre Beltrano. Clique e confira”. Há também outros modelos de gostos duvidosos que você certamente já viu: cenas fortes de violência ou galeria de imagens de vítimas.

As dúvidas são: qual o preço que nós, jornalistas, temos de pagar em busca dos tais “pageviews”? Até aonde podemos ceder? Vale sacrificar um conteúdo de qualidade em prol de mais acessos? 

O conflito está posto e há defensores nas trincheiras dos dois lados. Como qualquer mídia on-line, o Portal Revide é norteado por cliques e comemoramos o aumento de nossos acessos, mas decidimos estabelecer certos limites. Na Escolha de Sofia entre conteúdo e visualizações, o primeiro, aqui, ainda leva vantagem. Ufa! 

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