Guerra declarada

Guerra declarada

Na última semana, anunciamos a criação do “Comprova, Revide”, uma seção de combate às Fake News no Portal. Tiramos a ideia do papel no último dia 20 de março e apresentamos a iniciativa pioneira de Ribeirão Preto na guerra contra as mentiras e boatos que circulam pela internet. 

Embora Ribeirão Preto não seja a principal vítima das notícias falsas no Brasil, é fato que algumas falácias, ainda que não sejam graves, também circulam pela rede. Quem não acompanhou pode acessar o Portal Revide e ver o caso da Associação dos Cadeirantes, que rendeu milhares de compartilhamentos e gerou dúvidas em todos os cantos do país.

É fato que o discernimento entre o que é verdade e o que é mentira se torna cada dia mais comprometido. Ferramentas de manipulação de dados, imagens e documentos surgem aos montes e preocupam. Na outra ponta, a falta de privacidade e de controle sobre o que é feito com as informações fornecidas pelos internautas em aplicativos e sites também nos deixa a deus dará (aqui vale a referência sobre o escândalo do Facebook junto à Cambridge Analytica).

E, como diz o poeta, quem poderá nos defender? Ainda não há sinal da resposta. Há, no entanto, certa precaução que precisa fazer parte da vida virtual de cada um. Checar as informações que repassa, investigar o site em que está se cadastrando, conferir a fonte da notícia e ler o texto, até o final, antes de compartilhar estão entre algumas boas práticas dessa nova vida virtual.

Acessar o “Comprova, Revide” (que fica no menu principal do nosso portal) completa a série de medidas que podem ser tomadas para evitar cair em armadilhas on-line. Rumores, verdadeiros ou não, sobre Ribeirão Preto, são desmascarados lá.

O Aquífero Guarani será privatizado? A gasolina de Ribeirão é a mais cara do país? A Carreta Furacão está com processo seletivo aberto? Tudo isso, e mais, você descobre com a gente. Esperamos a sua visita! 

Compartilhar: