A hora do ovo

A hora do ovo

Foi um ovo que levou Ribeirão Preto ao noticiário nacional na última quinta-feira, 17 de agosto. O deputado Jair Bolsonaro, em vias de mudança de partido, visitou a cidade e, em caminhada pelo Centro, parou em uma cafeteria. Conversa vai, conversa vem, o parlamentar recebeu uma ovada disparada à queima-roupa por uma manifestante. O caso terminou em Boletim de Ocorrência e nos principais portais de notícias do Brasil. Ao contrário do que pode parecer, este não é um texto para discutir o mérito, a legitimidade ou os motivos. É para discutir jornalismo. 

O Portal Revide acompanhou tudo de perto, com equipe de reportagem presente na cafeteria. O repórter Leonardo Santos foi até o local pré-estabelecido pela assessoria do parlamentar, na expectativa de entrevistá-lo. Foi quando o tumulto começou. Aí cabe ressaltar a perspicácia do profissional em, ao perceber uma movimentação atípica, preparar o aparato para registrar todos os momentos. Foi assim que o Leo flagrou a confusão.

Da rua, ele enviou o vídeo via celular. Da redação, publicamos no Portal Revide e nas redes sociais. Em poucas horas, superamos as 30 mil visualizações. Cedemos as imagens para importantes veículos regionais e nacionais e reforçamos a importância do jornalismo feito ao ar livre, com o repórter onde deve estar: o mais próximo possível do fato.

Esse é um dos princípios que aprendemos na faculdade de jornalismo (eu, pelo menos tive bons e insistentes professores): levantar da cadeira e ir atrás das histórias é a essência da profissão. Tudo isso se torna ainda mais importante nesses tempos em que a concorrência urge e o faturamento das empresas de comunicação segue minguando.

Com o tempo, o comodismo, a pressa e a praticidade, muitos se acostumaram a resolver tudo dentro das redações. Passaram a fazer “jornalismo indoor” e esqueceram que a grande sacada de um repórter é, justamente, estar onde o leitor e o internauta não podem estar.

Por isso, ficamos, então, combinados assim: por aqui, nós vamos para a rua atrás da notícia. Por aí, você acompanha tudo no Portal Revide. Boa navegação! 

Compartilhar: