Lacrou

Lacrou

Desbravar o infindável mundo da internet é sinônimo de se deparar com expressões dos mais variados tipos e significados – nem sempre literais ou intuitivos. As novas gírias virtuais surgem dia sim e o outro também. Em muitos casos, viram “memes”, que são fotos, vídeos ou frases de fundo humorístico que se espalham pela web.

Dia desses um amigo me enviou um vídeo de um youtuber norte-americano chamado Tim. O Tim tem um canal em que, basicamente, utiliza o humor para ensinar inglês aos brasileiros de uma forma fácil e descomplicada. Nesse vídeo que recebi, o Tim comenta – e tenta explicar – algumas das principais gírias brasileiras da internet. “É como se fosse um novo idioma”, ele diz.

“Pisa menos”, “berro”, “tô gritando”, “lacrou”, “tô morta”. Eu poderia passar o resto do texto apresentando os significados de cada uma dessas expressões, mas não faria nada além do que uma pesquisa pela própria internet pode proporcionar. O fato é que todo dia surgem novos elementos para complementar as conversas virtuais e acompanhar todas as novidades pode ser difícil. Não raro somos surpreendidos por alguma expressão inédita e, inicialmente perdidos, tentamos nos encontrar entre os possíveis significados.

Estar aberto às novas possibilidades, ao universo virtual e a todas as suas nuances é o primeiro passo para se adaptar às novas linguagens – ainda que elas não estejam presentes em publicações com alto teor de seriedade, como as notícias. Aceitar que tudo muda a passos largos e em alta velocidade no mundo virtual pode ser um bom início.

No Portal Revide, ainda que não utilizemos todas as gírias e memes disponíveis no universo da web, buscamos leveza em meio à seriedade. Um pouco de descontração frente a uma realidade tão dura em um noticiário repleto de pessimismo. Talvez não seja, ainda, o suficiente para “lacrar”, mas já é um bom caminho. Boa leitura e boa navegação! 

Compartilhar: