Menos ponto, mais vírgula

Menos ponto, mais vírgula

Este texto começa com um desafio, mas talvez ele já seja tão comum no seu dia a dia que nem vai parecer uma fuga da rotina. Vejamos.

Eu queria te propor a leitura de comentários em links de reportagens publicados nas redes sociais, especialmente no Facebook. Dê preferência às notícias políticas. Melhor ainda se elas envolverem alguns nomes emblemáticos. Pode ser Lula, pode ser Dilma, mas não precisa ficar na teórica esquerda: pode ler também sobre o Bolsonaro ou o Dória. Escolha qualquer uma delas, de qualquer veículo — olha como sou boazinha, nem precisa ser do Portal Revide! — e leia os comentários. Ah, é importante ler a reportagem toda, ok? 

Eu costumava fazer essa experiência quase diariamente (mais especificamente nas notícias em que publicamos), muito em razão do meu trabalho. Alguns comentários são importantes e precisam ser levados em consideração: podem apontar algum erro de edição, indicar alguma sugestão ou complementar a informação.

Pois bem, parei. Hoje, dou aquela sapeada nos comentários que fazem referência à qualidade do nosso trabalho (de repente até alguns xingamentos, mas a gente segue o baile) e presto atenção se há a necessidade de alguma correção urgente e importante. Afora isso, me desculpem, mas parei.

Parei em uma data específica: 17 de agosto de 2017. Foi o dia em que o deputado Jair Bolsonaro visitou a cidade e levou uma ovada. O tsunami de comentários, seja no vídeo ou nas reportagens sobre o assunto, foi avassalador. A maioria era baseada em discursos de ódio e intolerância, com xingos à manifestante (vindos dos apoiadores do político) e ofensas ao deputado (vindo dos avessos ao parlamentar). 

A celeuma estava criada e perdurou por certo tempo, mas foi nesse momento em que percebi o quanto esse tipo de leitura é um mau alimento para a alma. Discordar é sempre natural, mas anular aquele que tem uma opinião contrária é o ponto final na convivência. O que precisamos, agora, é de vírgulas: pequenas pausas que deem andamento à conversa. 

Compartilhar: