Não sonhe com tsunamis

Não sonhe com tsunamis

Naturalmente, o desastre causado pelo Furacão Irma, nas ilhas caribenhas e na Florida, nos Estados Unidos, é incomparável à maré política catastrófica pela qual passa o Brasil. Em escalas proporcionais, cada região vive sua tormenta, ainda que a brasileira seja de total e completo controle humano – diferente das tempestades climáticas.

No último feriado, o de 7 de setembro, passamos por um bombardeio de notícias impactantes, nacionais e internacionais. Particularmente, fiquei boa parte dos meus dias acompanhando as informações. Na América do Norte, moradores tentavam proteger as casas diante da passagem do Irma, cuja força prevista impactava. Aqui no Brasil, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, pedia a prisão de Joesley Batista e Ricardo Saud, executivos da JBS. Ainda mais perto de nós, em Ribeirão Preto, a Polícia Federal divulgava o resultado de perícia no celular do empresário Marcelo Plastino, morto em 2016, que apontava suposto pagamento de propina para políticos da região, além de possíveis fraudes no cumprimento de carga horária de terceirizados pela empresa Atmosphera. Tudo isso, de quinta a domingo: quando a bonança do feriado parecia imperar, uma avalanche de informações não deu espaço para a tranquilidade.

À véspera da segunda-feira, dia de retomar a rotina após o parcial descanso, tive um sonho sintomático. Estava em uma praia e um tsunami se aproximava. Não sei como, eu sabia que ele tinha 11 metros. Mas aquela grande onda não era formada por água: era feita de reportagens. Na iminência de ser atingida pela água, acordei. Não sei se, no sonho, sobrevivi, mas o fato é que diante de tanta virulência noticiosa, pelo menos o meu subconsciente se inquietou. Fruto dos tempos modernos, da rapidez na comunicação e de momentos tormentosos.

Com tanto acontecendo ao mesmo tempo, não é fácil se informar sobre tudo. Mas, para ficar por dentro das principais notícias, o Portal Revide está 24 horas no ar. Acesse e informe-se, mas não sonhe com tsunamis! 

Compartilhar: