País das Maravilhas

País das Maravilhas

Todo mundo tem um tio, um primo, um amigo, alguém que quebra um galho. No meio da comunicação e da publicidade, esse personagem é tão comum quanto as reprises do filme Lagoa Azul.

De maneira geral, o principal motivo que acelera a busca pelo Severino é a economia. Para que gastar dinheiro com uma agência se o meu irmão faz umas artes bem bacanas e eu posso impulsionar no Facebook?

Criou-se a teoria quase irrefutável de que a rede social é a galinha dos ovos de ouro na catalisação do faturamento. Um claro negócio da China: pagar pouco e alcançar milhares de pessoas que estão na rede social, com arte e texto feitos pelo amigo, que entende um pouco de criação.

Ainda que o dinheiro fale tão alto a ponto de gritar (Delfim Netto já disse que a parte mais sensível do corpo humano é o bolso), cabe a reflexão sobre o contexto.

Uma daquelas histórias, talvez falsas, que rodam pela internet é uma boa analogia. O pintor Pablo Picasso estaria em um restaurante, rabiscando um guardanapo e tomando um café. Ao terminar, amassou o papel e ia jogá-lo no lixo. Uma mulher o parou e perguntou se poderia ficar com o desenho, dizendo que pagaria por ele. Picasso, então, teria respondido: “é seu por 20 mil dólares”. A mulher, espantada, teria rebatido dizendo que ele levou apenas dois minutos para rabiscar a folha. “Não, senhora. Levei mais de 60 anos para desenhar isso”.

Em tempos virtuais de instantaneidade e incertezas, tem valido tudo: decidir por uma estratégia de marketing que abranja apenas as redes sociais, por ser mais fácil e barato. Vale pechinchar a publicidade nos meios de comunicação e leiloar preços. Vale também desconsiderar o alcance e prestígio de empresas de mídia.

Tão incerto quanto os dados virtuais (alguém já auditou os dados de relatórios de alcance do Facebook?) pode ser o objetivo de quem faz a aposta. A velha máxima de Alice, de que tanto faz o caminho se você não sabe aonde quer chegar, talvez, seja atualíssima no País das Maravilhas que construímos na internet. 

Compartilhar: