A primeira vez

A primeira vez

Fui surpreendida por um e-mail em minha caixa de entrada na última semana. Era uma notificação da Netflix. O recado dizia que, a meu pedido, meu endereço eletrônico de cadastro havia sido alterado. Mas eu não fiz uma solicitação de mudança sequer e a mensagem não dizia qual seria meu novo e-mail para login. 

Imediatamente, liguei para a empresa. Fui prontamente atendida pela Mara e expliquei a minha história. “Não passei meus dados para ninguém. Só meu irmão acessa a mesma conta que eu e ele me disse que não fez mudança alguma”, eu disse. “Ok, dona Marina. Não se preocupe que já vamos resolver”, ela respondeu.

Em menos de dez minutos — teriam sido cinco se eu me lembrasse qual era o meu modelo de pagamento cadastrado, se crédito ou débito — a Mara resolveu o meu problema. Alterou o meu e-mail, alterei a senha e em oito horas todos os quatro computadores que estavam conectados na minha conta seriam desligados pelo sistema da Netflix.

“Posso te fazer uma pergunta? Qual foi o novo e-mail que cadastraram para alterar meus dados?”, questionei. “Olha, Marina, não é um e-mail válido. São várias letras e números, nenhum nome específico”, a Mara respondeu.

Essa foi oficialmente a primeira vez que tive algum de meus cadastros invadidos. A experiência é inicialmente assustadora, porque incomoda o fato de alguém se apossar de algo que é teu, sem autorização prévia. Pensei sobre o quanto estamos vulneráveis à exposição de informações — já reparou que para qualquer coisinha hoje te solicitam o CPF?

Felizmente, o atendimento da Netflix foi ágil e os elogios ao desempenho da empresa nesse quesito parecem ser frequentes. Quando pudermos contar com algum serviço que solucione o problema rapidamente, aparentemente estamos amparados. Para todos os outros casos, o que cabe é estar atento aos logins e senhas disponíveis e dados pessoais liberados. Ainda que seja impossível evitar os cadastros virtuais nesses tempos modernos, vale a máxima de muitos anos atrás: ter a certeza de que o seguro morreu de velho. 

Compartilhar: