Quem não arrisca...

Quem não arrisca...

Tenho certo privilégio de receber alguns convites para conversar com alunos de comunicação sobre os projetos que a Revide tem tocado na área digital e sobre o jornalismo nos tempos modernos. É sempre uma experiência diferente ver como cada classe se comporta e como cada estudante vê nossas iniciativas no Portal. É também interessante perceber o que a nova geração pensa sobre o futuro da informação.

Como em qualquer lugar do mundo, sempre há muita divergência de interesses. Alguns prestam mais atenção que outros e aproveitam da experiência (ainda que não muito longa) que tento compartilhar nessas ocasiões. É certo que, independente de quem seja o profissional, ter, dentro de uma faculdade, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o mercado de trabalho efetivamente é uma chance que pode ser bem aproveitada.

Não é segredo que o mercado do jornalismo e da publicidade está cada dia mais restrito e incerto. Não temos garantia de como será o futuro, como o mercado responderá às inovações, tampouco como os leitores e internautas (talvez eles tenham até outro nome no futuro) aceitarão à produção e ao consumo de conteúdo.

Costumo dizer aos estudantes, nessas ocasiões, que a principal iniciativa, nesse momento, é arriscar, tentar, inovar. Testar as novas tecnologias que surgem, as novas propostas e os novos caminhos. Não ter medo de “inventar moda”. Nós, da comunicação, estamos aprendendo a pilotar o avião em pleno voo. E a verdade é que ele está um tanto turbulento.

Na dúvida, a alternativa certa é não ter medo de criar. No Portal Revide, temos feito isso com certa frequência. Propomos novas maneiras de o público ter acesso às nossas informações, com envio de notícias pelo WhatsApp, notificações no navegador, newsletter, postagens em redes sociais e qualquer alternativa válida para repassar uma informação de qualidade a quem nos acompanha. Se estamos no caminho certo, só o tempo – e os nossos leitores – poderão dizer. 

Compartilhar: