União que faz a força

União que faz a força

Desde que a Revide decidiu investir na produção de notícias diárias por meio do Portal, algumas coisas mudaram. Passamos a receber muitas mensagens elogiando o conteúdo jornalístico divulgado pelas plataformas on-line e alguns outros tantos comentários que dizem que a Revide mudou para melhor.

Naturalmente, todas essas considerações já seriam elogios dos bons, mas em um cenário de tanta incerteza no mercado, elas são melhores ainda. Todos sabem que o período é de dúvidas sobre o destino dos veículos impressos e ninguém tem muita certeza sobre o que será da comunicação digital no futuro, seja ele próximo ou distante. O momento é de não ter garantias, nem definições. É hora de testar e arriscar novas alternativas. 

Entre tanta imprecisão, é certo que a Revide não tem titubeado quando o assunto é tentar fazer mais e melhor. Claro que os resultados nunca agradam a todos, mas o crescimento que temos presenciado, seja em números ou em considerações de leitores e internautas, já é digno de nota.

Muita gente que não acompanhava a revista Revide, ou que não tem acesso à versão impressa da publicação, passou a conhecer ou ler o conteúdo da semanal pela internet. Alguns tantos leitores que têm a revista em mãos decidiram se aventurar na web e conheceram uma plataforma que vai bem além das limitações espaciais das páginas impressas. Nosso trabalho on-line fortaleceu o off-line, conectando os mundos digital e analógico. Uma conquista muito desejada por qualquer veículo de comunicação, a chamada de convergência de mídias, estabelecida quando as linguagens e as plataformas conseguem se complementar e crescer juntas. Devagar com o andor, a Revide tem feito isso.

Em 12 meses, o Portal Revide cresceu 60% e, neste ano, já ultrapassou os 3 milhões de visualizações – no mesmo período do ano passado, ainda não havia chegado aos 2 milhões. Juntos, Portal e revista têm, mensalmente, um público estimado em quase 600 mil leitores e internautas, já que são cerca de 300 mil usuários mensais nas plataformas digitais e uma média de cinco leitores por exemplar da revista, impactando, mensalmente, aproximadamente 275 mil pessoas a cada edição semanal. 

Isso quer dizer que nosso conteúdo não está mais restrito à área de distribuição da revista impressa, como qualquer veículo de comunicação já esteve. Hoje, quando uma pessoa compartilha um conteúdo na web, não há certeza sobre até onde aquela publicação pode chegar. Essa “liberdade” da informação on-line eliminou as fronteiras e a soberania da distribuição terrestre, embora, aqui, mantenhamos uma estratégia de conteúdo, que é totalmente direcionado à região de Ribeirão Preto.

Algumas pessoas elogiam o trabalho da Revide, que, dizem, “de uns tempos para cá, começou a fazer um jornalismo sério”. A verdade é que a Revide faz jornalismo sério há 32 anos. A diferença é que, há algum tempo, o alcance de qualquer veículo de comunicação deixou de ser físico, passou a ser virtual e o mesmo aconteceu com esta revista que você lê. Os bons jornalistas que conduzem esta publicação impressa não mudaram o jeito de produzir conteúdo depois que a internet tomou essa enorme proporção – eles o fazem desde quando se usavam disquetes (e até antes, mas é melhor eu parar por aqui).

O fato é que os tempos mudaram e tanto poder de alcance da web permitiu que todos nós fôssemos além. A Revide, com famosos sangue, suor e lágrimas, tem se esforçado para levar um conteúdo de qualidade ao alcance de internautas e leitores, seja pelo Portal, pela revista semanal ou pelas revistas bimestrais. Até agora, podemos nos dizer satisfeitos com o resultado dessa tal convergência de mídias, uma prova real e concreta de que a união, realmente, pode fazer a força.  

Compartilhar: