Ano novo, comida nova

Ano novo, comida nova

Começo de ano é um momento em que as pessoas geralmente colocam metas para seguirem. Muitas vezes são planos de mudanças de hábitos alimentares e uma vontade maior de cuidar do corpo. A mídia veicula nesta época muitas sugestões de dietas milagrosas, e frequentemente ouço dos pacientes algumas sugestões de esquemas  alimentares elaborados fora do contexto de um consultório médico e/ou nutricional.
 
É preciso ter cuidado com o que se ouve por aí. Só um profissional da área de saúde pode prescrever um tratamento para emagrecer, considerando que cada pessoa tem suas características individuais. Como sempre, falar em nutrição e saúde requer um olhar de muita seriedade e compromisso com a ciência.
 
Uma dica boa e não milagrosa para quem quer começar a cuidar mais da saúde é rever o que compramos para nossa alimentação diária. Tenha sempre em sua casa cereais (arroz, milho, aveia, trigo etc), leguminosas (feijão, lentilha, soja), raízes e tubérculos (mandioca, mandioquinha, cenoura, batata, batata doce), vegetais, frutas, carnes magras, ovos, óleos e castanhas... A natureza é muito rica nos seus recursos. Aproveitá-los é um bom começo!

Compartilhar: