Ansiedade e os alimentos

Ansiedade e os alimentos

A ansiedade e os alimentos


Frequentemente pacientes em processo de perda de peso se  queixam  que o final do dia é o momento mais difícil para fazerem escolhas adequadas dos alimentos. Normalmente, nesta ocasião ficam ansiosos e a procura é mais elevada por alimentos ricos em carboidratos, como doces.
Muitos fatores influenciam o comportamento alimentar das pessoas (fatores culturais, sociais, psicológicos etc), mas a forma como se alimentam desde o café da manhã até o fim do dia pode exercer grande influência  nos sintomas de ansiedade e no comer compulsivo.
Uma das razões biológicas para isso é o baixo nível de serotonina no organismo durante a noite (serotonina é um neurotransmissor que participa no processo da saciedade). Para produzir serotonina, o organismo precisa de nutrientes precursores como magnésio, vitaminas B6 e B12, ácido fólico, triptofano e vitamina C. A síntese desse neurotransmissor é maior no período da manhã, que é justamente quando as pessoas se propõem a comer muito pouco na tentativa de emagrecer. Dessa forma, este hábito oferece menos nutrientes precursores, e ao final do dia o nível de serotonina fica baixo, influenciando a compulsão alimentar no fim do dia.


 Nos próximos dias, vou escrever sobre alguns alimentos que contêm esses nutrientes precursores, que nos ajudam a sentir mais saciados com menos ingestão. Acompanhe o blog e veja as dicas!

Compartilhar: