Bem-vindos

Bem-vindos

Como nutricionista formada há 27 anos, acompanhei vários movimentos na área da nutrição. No período da faculdade, o foco de nosso estudo era a composição nutricional dos alimentos, principalmente as funções dos chamados macronutrientes, que são os carboidratos, proteínas e lipídios.

Na última década, muitos estudos identificaram mais de 50 nutrientes e fitoquímicos, e isso acrescenta uma enorme quantidade de informação no panorama da nutrição. Além da função de manutenção e reparação dos nossos tecidos, esses nutrientes podem exercer um importante papel na promoção da saúde.

Neste espaço que inauguro hoje, falarei um pouco sobre estes nutrientes e suas funções no nosso corpo, além de listar algumas receitas alimentares saudáveis. Vejo a nutrição como um processo individualizado e, portanto, não pretendo falar aqui o que é certo ou errado. Cada um de nós tem sua história de vida, sua genética, seus hábitos alimentares e sua individualidade bioquímica, e tudo isso deve ser respeitado quando o assunto é nutrição.

Comentários, críticas e sugestões serão sempre bem-vindos.

Compartilhar: