Dicas para vestibulandos

Dicas para vestibulandos

 Épocas de provas exigem alto grau de concentração, memória e disposição física. Os desgastes físico e emocional aumentam a necessidade de nutrientes.

Alguns cuidados básicos que  podem amenizam os efeitos indesejáveis do stress físico:

Faça sua alimentação fracionada ao longo do dia. Ficar muitas horas sem comer pode levar a uma alta ingestão de alimentos de uma só vez posteriormente, o que sobrecarrega a digestão e pode causar grande sonolência. Evite alimentos gordurosos
Dê preferência a carnes magras, cereais e pães integrais, vegetais e frutas.

Nesse período de provas e de estudos, a ingestão de café é uma pratica freqüente. Segundo pesquisas, consumir café moderadamente não traz riscos para a saúde. Porém, doses elevadas e muito frequentes podem trazer prejuízos ao organismo, como taquicardia, palpitações, insônia, ansiedade, tremores, dores de cabeça e náuseas, principalmente em pessoas sensíveis à cafeína.

Vale  ressaltar que a alimentação deve ser boa para fornecer energia necessária para manter a disposição e o estado de alerta. Café nao é refeiçao. Ele não deve ser usado para suprimento de energia.

Dicas para alimentação durante a prova:

Leve frutas e barras de cereais (barra de quinua ou de sementes e frutas). Nao coma as barrinhas diet e light, prefira as normais. Evite alimentos que tenham alta concentração de açúcar, pois eles tem rápida absorção, com consequente queda de energia. Frutas e cereais mantêm o nível de energia por mais tempo. Nao fique mais que 2 ou 3 horas sem comer. Não espere a fome chegar. Lembre sempre de se hidratar.

Compartilhar: