Dieta da Proteína

Dieta da Proteína

 

 

 

 Como escreveu o poeta Mário Quintana “A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa”. Este ano completo 30 anos de formada. Sinto um forte desejo de reproduzir alguns conceitos que aprendi no “dever que a vida me deu” com a profissão de nutricionista. Olhar o tempo passado e poder ver os movimentos na área da alimentação e dieta sobre como tratar uma doença  tão séria como a Obesidade. Por vezes, diante de algumas propostas de dieta literalmente falo: Ai meu Deus!!! (por já ter observado que o indivíduo  entrou pela porta errada). Por que? Simplesmente porque muitos  caminhos não passam  pelo processo de saúde e os resultados são efêmeros. De fato há perda de peso, mas sem efetividade na manutenção ao longo do tempo.

Tenho lido e ouvido já algum tempo sobre a chamada “Dieta da Proteína”
Estudos mostram que dietas ricas em proteínas ajudam na prevenção e no processo de emagrecer.
Mas é sempre bom discernir sobre o que tem sido proposto.
Dieta rica em proteína não é dieta sem carboidrato, lipídios, vitaminas, minerais, fibras e água. Dietas saudáveis são compostas por alimentos que suprem as necessidades de todos os nutrientes.
É sempre bom salientar que as necessidades são individuais considerando sexo/idade/peso/altura/ composição corporal/atividade física e  estado fisiológico.

Durante a semana comentarei sobre os prós  e contra das Dietas de Proteínas como tem sido propostas.

 

Compartilhar: