As diferenças entre dietas masculina e feminina

As diferenças entre dietas masculina e feminina

Segue entrevista concedida a Laura Scarpelini, do Portal Revide sobre as diferenças entre dietas masculina e feminina.


Para quem está pensando em fazer dieta, é fundamental pesquisar os impactos da reeducação alimentar no dia a dia. Entre homens e mulheres, há diferenças que devem ser consideradas na hora de montar o cardápio, pois existem necessidades nutricionais diferentes que compõe as funções estimuladas pelos hormônios existentes no organismo.


Em razão do estrógeno, as mulheres acabam ganhando mais gordura. Já os homens têm a testosterona, que está ligada à diminuição da gordura corpórea indiretamente, interferindo nas questões ligadas às características metabólicas e androgênicas físicas deles.

De acordo com a nutricionista Milene Ferronato, a alimentação precisa ser adaptada ao gênero, pois existem diferenças fisiológicas e genéticas importantes entre o homem e a mulher. “O hormônio masculino proporciona um desenvolvimento muscular superior ao feminino. A massa metabolicamente ativa é a massa muscular.” comenta.

Ela explica que o homem perde gordura corporal mais rápido do que a mulher e, a quantidade de gordura corporal é maior na mulher. “Essa diferença na composição corporal contribui para que o organismo masculino tenha uma necessidade de energia maior,” afirma.

Além disso, alguns nutrientes devem necessariamente receber atenção especial em alguns casos fisiológicos da mulher, como a fase de menstruação, a fase de lactação e a gestação.

“Dependendo do momento fisiológico da mulher, como gestação e lactação, a necessidade de energia e nutrientes torna-se maior para atender as demandas do desenvolvimento do seu próprio corpo e do feto,” diz.

Micronutrientes

Com micronutrientes diferentes e em quantidades especiais, a nutricionista comenta ainda que são essenciais todas as vitaminas e minerais para os dois tipos de gêneros. Porém, a demanda de ferro é maior nas mulheres devido a sua perda durante o ciclo menstrual e durante a gravidez.  “As fontes desses micronutrientes incluem carnes vermelhas, fígado bovino, feijão, ovos e vegetais folhosos verdes escuros ,” comentou.


O Ácido Fólico, vitamina B9 ou folato, é outro mineral cuja necessidade é maior entre as mulheres, principalmente durante a gestação, pois ele auxilia no sistema nervoso do feto.

Tratando-se de nutrição e fertilidade masculina, algumas vitaminas e minerais podem ser o diferencial para o tratamento. “É o caso da vitamina A, C, E, Zinco e Ômega 3,” afirma.


A vitamina A é encontrada a partir da ingestão de alimentos ricos em carotenoides como vegetais de cores amarelas, vermelho e laranja, tomate,cenoura, beterraba, mamão, uvas, açaí, entre outros.

Como exemplo, Milene cita o Zinco, presente em frutos do mar como ovos, cereais integrais, nozes, avelãs e feijão o que pode aumentar o número de espermatozóides. “O Ômega 3 ajuda na mobilidade dos espermatozóides e pode ser encontrado em peixes, ovos, leite e soja,” destaca.

Alimentação adequada

Como qualquer dieta especializada, a escolha pelos alimentos deve ser feit de forma simples e rica em nutrientes essenciais para o organismo.

A especialista neste assunto completa que as pessoas devem optar por alimentos integrais, frescos, naturais, orgânicos, locais, não refinados e processados. E, é preciso eliminar sabores e cores artificiais como conservantes adoçantes e gorduras hidrogenadas da dieta proposta.

Ela ainda deixa dicas, como cuidar bem do intestino, pois os nutrientes bons precisam de um processamento ativo pelo intestino antes de alcançar as células-alvo. Mastigar os alimentos e hidratar também é fundamental, além de fracionar a dieta pelo menos em cinco refeições diárias.


Compartilhar: