O Quebra cabeça da obesidade I

O Quebra cabeça da obesidade I

Razões não faltam para discutirmos alguns pontos importantes sobre a nutrição. Eles nos ajudam a decifrar o grande quebra-cabeça chamado Obesidade. A prevenção é o caminho de alcance mais próximo e ela começa lá nos primeiros passos da nossa vida. A nutrição materna no pré-natal e as conseqüentes exposições nutricionais do bebê durante a vida intra-uterina podem ter efeitos importantes sobre a saúde até a vida adulta.

Após o nascimento, o aleitamento auxilia na redução do risco de infecções e também na proteção contra a obesidade. Este foi o tema de um trabalho de pesquisadores da USP intitulado “Aleitamento materno, alimentação complementar, sobrepeso e obesidade em pré-escolares”, publicado este ano na Revista de Saúde Pública. É recomendada a alimentação exclusiva com leite materno até os seis meses de idade, e após isso pode ser introduzido gradualmente alimentos até os 2 anos. Os bebês podem estranhar os alimentos novos, mas isso não deve ser motivo para pensar que não gostam. Simplesmente estão conhecendo o novo sabor.

A Ciência tem comprovado: a alimentação pre natal, aleitamento materno e alimentação na primeira infância constituem fatores externos controláveis essencias à prevenção da obesidade.

Compartilhar: