O Quebra cabeça da obesidade

O Quebra cabeça da obesidade

 

O quebra-cabeça da Obesidade
 
“Agora é a hora de agir", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Essa colocação foi feita após a publicação dos resultados de um estudo do Ministério da Saúde, revelando que 48,5 % dos brasileiros estão acima do peso. A pesquisa aponta dados interessantes e ao mesmo tempo preocupantes da nossa população. Uma a cada três crianças entre 5 e 9 anos e uma a cada cinco crianças e adolescentes de 10 a 19 anos também estão acima do peso ideal.
 
Os dados são de fato alarmantes. A obesidade predispõe o desenvolvimento e agravamento de doenças potencialmente graves, como a hipertensão arterial, a resistência insulínica, diabetes, dislipidemias e doenças coronarianas, além de dificuldades respiratórias, problemas dermatológicos e distúrbios do aparelho locomotor.
A pesquisa revela também que 34,6% dos brasileiros comem carnes com gordura em excesso e que mais da metade da população (56,9%) bebe leite integral regularmente. Quase um terço dos brasileiros consome refrigerantes pelo menos cinco vezes por semana, ao passo que apenas 20,2% ingerem a quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde de cinco ou mais porções diárias de frutas e hortaliças. Este já é um hábito antigo na nossa sociedade. Não houve muita evolução nesse aspecto alimentar, da preferência por alimentos gordurosos a frutas nas refeições.
A maior mudança ocorrida recentemente foi a introdução de alimentos refinados ou semi-prontos altamente calóricos, com alta concentração de aditivos químicos. Com isso, é cada vez menor a ingestão de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo. Muitas pesquisas têm relacionado este perfil alimentar como uma das causas do acúmulo de uns quilinhos a mais.

Continuarei esse tema nos próximos post.

Prezado leitor participe trazendo suas dúvidas e contribuições.

Compartilhar: