Páscoa e Chocolate

Páscoa e Chocolate

 

 

 

A pergunta básica dos pacientes dessa semana foi:


-É melhor “acabar” com  o chocolate logo ou aos poucos?


Então vamos pensar:


-Para efeitos sobre o “Engordar ou Não” é melhor comer aos poucos e assim não sobrecarregar o corpo com energias extras. Se sobrar muita energia num determinado momento o organismo faz estoque, ao passo que aos poucos ele “queima “ com mais eficiência.


-Para efeitos sobre a saúde ,muito têm sido falado sobre os benefícios do cacau com efeitos antioxidantes, cardioprotetores e antiinflamatórios. Esses benefícios têm sido atribuídos aos polifenóis (um grupo de fitoquímicos presente no cacau e de importante destaque que é o grupo dos flavonoides).

A teobromina é outro fitoquímico (do grupo dos alcalóides) também presente em grande quantidade nos produtos de cacau. Essa substância tem ação diurética, como também tem ação semelhante à cafeína, como estimulante do sistema nervoso central, do sistema respiratório e dos músculos cardíacos. Além disso, o chocolate é rico em alguns minerais (tais como manganês, potássio e magnésio) e algumas vitaminas (como as vitaminas do complexo B por exemplo). Também apresenta em sua composição um tipo de gordura insaturada chamada de ácido oleico.


Certo !?  A composição do cacau em relação a essas substâncias são bem documentadas , mas e depois do processamento do cacau como fica  a biodisponibilidade dos fitoquímicos?

Vou citar na íntegra um parágrafo do estudo científico da referência abaixo:
"Na presença de proteínas e carboidratos, os polifenóis se complexam, produzindo sensação de adstringência e amargor indesejáveis no chocolate. O pré-processamento das sementes de cacau e algumas etapas do processamento de chocolate foram tradicionalmente estabelecidos para eliminação dessa sensação e formação do sabor característico. Entretanto, a revisão do assunto demonstra que os parâmetros utilizados nas operações tradicionais de processamento de cacau e derivados levam à perda dos compostos fenólicos, que é desejável sob o ponto de vista de sabor, mas altamente indesejável em relação às propriedades antioxidante, cardioprotetora, anti-inflamatória, entre outras, quando da ingestão de bebidas ou produtos de cacau".


Resumindo:


Saboreie seu chocolate com prazer, sem exageros .O chocolate amargo é mais saudável.Se vc ganhou muitos ovos proporcione momentos gostosos para ajudar na distribuição.
Essa semana uma paciente me contou que levou um ovo e abriu na sala  de cursinho e como era de se esperar acabou rapidinho.
Continue o projeto de alimentação saudável como parte da sua vida

Referência Bibliográfica:
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-67232011000300003&script=sci_arttext

Braz. J. Food Technol. vol.14 no.3 Campinas July/Sept. 2011

Compartilhar: