IBGE revela que brasileiros estão acima do peso

IBGE revela que brasileiros estão acima do peso

Na pesquisa de 1974 e 1975, foi constatado que duas em cada dez pessoas tinham excesso de peso. Na realizada entre 2008 e 2009, o resultado mostrou que, em vez de duas, cinco em cada dez cidadãos estão acima do peso. É um aumento significativo. Basicamente, são duas as principais causas destes quilinhos a mais que a população brasileira ganhou: o sedentarismo e as mudanças no padrão alimentar.
 
Há fatores genéticos e ambientais que interagem numa complexa combinação para o desenvolvimento da obesidade, mas estudos demonstram que o meio ambiente (que traz novos hábitos) é o principal fator. No padrão alimentar atual, há predominância de alimentos industrializados em detrimento de alimentos naturais. 
 
Peguemos uma passagem do livro Obesidade, de Andrea Naves (1ª edição, 2009), para reforçar o que abordamos aqui:
 
Uma grande quantidade de compostos químicos sintéticos permeia nossa dieta e o ambiente, tornando a exposição humana inevitável. Apesar de estarmos aptos, ao longo desses anos, a tolerar e metabolizar produtos naturais encontrados na dieta, está se tornando impossível lidar com a grande quantidade de substâncias e moléculas químicas que normalmente não são encontradas na natureza. Assim, cada vez mais sugere-se que a exposição a esses compostos tóxicos pode interferir em processos fisiológicos normais. Um exemplo é a ação dos disruptores endócrinos que são ligantes lipolíticos que interagem com receptores hormonais alterando a sinalização intracelular. Esses disruptores endócrinos, também denominados obesogênicos ambientais ou xenobióticos, exercem importante papel como inicializadores ou potencializadores da obesidade por alterarem mecanismos importantes que envolvem a adipogênese, o metabolismo lipídico e o balanço energético.
 
Como podemos contribuir para atenuar os efeitos desse processo no nosso círculo mais próximo, que é em casa?

Normalmente, digo aos meus pacientes que a casa precisa “cheirar panela no fogão”. O ato de preparar a refeição envolve os sentidos, e podemos evitar alguns compostos industrializados indesejados quando preparamos nosso próprio alimento.
 
Sentir o aroma do alho ao preparar um refogado, perceber o barulho feito quando se coloca água no arroz, isso tudo faz diferença. Literalmente, por a mão na massa para sentir o ponto certo, e finalmente sentir o prazer de degustar algo que não foi feito em uma cadeia de produção em série.
 
Como disse o escritor Rubens Alves, a cozinha é o lugar onde se prepara o prazer. A alimentação é, além de um fator que promove a saúde, um momento de comunhão, de compartilhamento de sensações. Não podemos deixar que outros fatores, como o ritmo que a modernidade nos impõe, nos roubem essa riqueza.

Compartilhar: