Sem preguiça de mastigar bem

Sem preguiça de mastigar bem

Falar em nutrição adequada é pensar na composição nutricional da matéria prima que ingerimos, que são os alimentos. Mas há algo importante que não pode ser esquecido: devemos oferecer condições para a melhor absorção e desempenho das funções de cada alimento.

Dois vértices são fundamentais: a mastigação e a saúde intestinal. O processo digestivo inicia-se na boca. Quando mastigamos, o alimento é fragmentado, o que permite melhor atuação das enzimas salivares e também o aumento da área de superfície para a liberação dos nutrientes. Ainda no processo de mastigação, produzimos muco, que desempenha um importante papel na manutenção da mucosa da boca, esôfago, estômago e do intestino. 

O muco funciona como um filtro que permite a absorção intestinal seletiva do que é saudável, além de impedir que contaminantes ambientais sejam absorvidos (por exemplo, os aditivos químicos, agrotóxicos e microrganismos indesejados).

Os alimentos e nutrientes, após a mastigação, precisam encontrar um terreno biológico adequado para a absorção. Assim, podem atingir as células-alvo para que desempenhem suas funções de formação celular - estrutural e funcional - que se manifestam na saúde da pele, unha, cabelos, músculos, na utilização adequada de gordura e também na qualidade do sono, da disposição física e do bem-estar.

Compartilhar: