Sinal Amarelo

Sinal Amarelo

Uma pergunta freqüente no meu consultório é: “Uma porção de açaí substitui uma refeição?”. A resposta não pode ser absoluta, porque o “sim” ou o “não” dependem da dose e da freqüência da ingestão da fruta. Como em muitas respostas que dou, novamente o “depende” aparece.

O açaí é uma fruta tropical rica em compostos bioativos como carotenóides, antocianinas e minerais como cálcio e magnésio. Os carotenóides, como o beta-caroteno e o licopeno, são pigmentos naturais com algumas propriedades, como por exemplo, a de ser antioxidante. Entretanto, o açaí é considerada uma fruta de alto valor energético por possuir alto teor de lipídios em sua composição. O ácido graxo predominante é o oléico (o mesmo do azeite).

O “sinal amarelo” é para pessoas que estão em processo de perda de peso. O problema não está na composição da fruta em si, mas sim na freqüência da ingestão e nas características da pessoa que consome a fruta. Normalmente, o valor energético das quantidades disponíveis comercialmente é alto, e por isso as porções muito freqüentes devem ser evitadas por quem deseja perder peso.

Compartilhar: