Sopa de cenoura com gengibre

Sopa de cenoura com gengibre

 

Sopas

 

 

Com a mudança de temperatura as sopas são ótimas opções para o jantar.
As sopas podem ser uma refeição completa se preparadas com alimentos como cereais ou tubérculos, além de hortaliças (verduras e legumes) e um tipo de proteína. A combinação destes ingredientes permite a elaboração de várias receitas que caem muito bem no inverno e não necessitam de complementos.


Fique atento para algumas dicas:

• Utilize óleo vegetal ( canola/ girassol /azeite de oliva) para refogar os temperos, lembrando sempre que os óleos, inclusive os bons azeite são ricas fontes de calorias.Acrescente azeite de oliva extra virgem depois da sopa pronta para preservar ao máximo os benefícios dos fitoquímicos e dos ômegas do azeite.

• Não acrescente  ingredientes mais calóricos como creme de leite, toucinho, queijos amarelos, leite integral, requeijão cremoso;

• Ao escolher o tipo de carne que será utilizada, retire a gordura aparente e a pele  do frango para reduzir a quantidade de gordura saturada (ruim) além de reduzir as calorias da preparação


Receita:

Sopa de cenoura com gengibre

Ingredientes
4 cenouras médias
1 colher de café de gengibre fresco ralado
1 pitada de noz moscada
1 pedaço de salsão
1 cebola
1 colher  de sopa de azeite
sal a gosto

Modo de preparo
Colocar tudo para cozinhar em panela de pressão, bater  no liquidificador, verificar se a consistência está cremosa. Caso esteja muito líquida ou muito densa, acertar com água, fervendo mais um pouco.

O gengibre além de coadjuvante para  dores de garganta, rouquidão, tosse, gripes, resfriados, enjôo e náuseas tem também ação termogênica. Os alimentos termogênicos são aqueles que quando passam pelo processo de digestão geram um gasto maior de energia, devido as suas propriedades bioativas.
Vale sempre ressaltar que o gengibre é um coadjuvante aliado
a uma alimentação saudável, balanceada e a prática regular de atividade física.

 

 

Compartilhar: