Você não precisa se desintoxicar

Você não precisa se desintoxicar

                                                 

No retorno das festas e férias, é freqüente o desejo das pessoas em fazer uma dieta de “desintoxicação”. Pelo que ouço no consultório, a sensação corporal é de desconforto físico depois da ingestão de alimentos com maior concentração calórica. O uso de ingredientes gordurosos e açucarados e a menor ingestão de vegetais e frutas só agravam esse sintoma. Aí surge o desejo de “desintoxicar”.
 
Eu entendo que esse é um “modo de dizer”, que não tem nenhum valor científico. Mas gostaria de esclarecer um pouco essa idéia da intoxicação.
 
A situação de desconforto descrita acima não é tão alarmante e preocupante, não chega a ser uma intoxicação.
 
Após a ingestão de alimentos com menos nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo, nosso corpo sinaliza com a sensação de mal estar físico. Por meio de uma alimentação com nutrientes e fotoquímicos antioxidantes é possível melhorar essa sensação.
 
Os sucos de fruta natural, associados a vegetais folhosos verdes, são bem indicados. Exercícios físicos também são sempre bem vindos. Portanto, hábitos saudáveis minimizam esse desconforto com o corpo. É a tal da “desintoxicação”.
 
A intoxicação alimentar pode ser causada por microrganismos patogênicos ou químicos tóxicos, como toxinas naturais, metais e poluentes ambientais, produtos químicos usados no tratamento de animais e aditivos alimentares em excesso.
 
Toxicidade por nutrientes é algo raro. Um exemplo seria uma exagerada ingestão de castanha do Pará, que poderia levar ao excesso de selênio no corpo, o que é tóxico.

Segue receita de suco com alta concentração em vitaminas e minerais, licopeno e clorofila.

              Melancia- 1 fatia grande
              Hortelã- 8 folhas
              Limão-1 unidade
              Bater bem no liquidificador. Não coar

Compartilhar: