Carta ao líder

Carta ao líder

                        “Líder é o rótulo que damos a um indivíduo que adota uma visão e corajosamente busca essa visão de tal modo que isso ressoe na alma das pessoas.” (Richard Barred). “ Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum.” (James Hunter). Essas definições deixam claro que ser líder nada tem a ver com o título formal do cargo, seja de supervisor, coordenador, gerente ou diretor. Ser líder tem a ver com a visão e a ação capaz de repercutir na mente e no coração das pessoas.

                       Isso implica em inspirar pessoas à agir e à se envolver com uma visão e propósito; implica em servir, ser o exemplo e estar na frente do desconhecido carregando as responsabilidades pela equipe e pelos resultados. Implica, primeiramente, em ter que se desenvolver continuamente e ainda facilitar o desenvolvimento das outras pessoas.

                    Ser líder é construir continuamente uma base sólida e conseguir inspirarorientar, desenvolver, motivar, acompanhar, delegar, celebrar e alinhar pessoas e equipes para atingir objetivos comuns ou resultados esperados. Para isso, o líder precisa ser sustentado pela: credibilidade, competênciacoragem e atitude.

                       A credibilidade é conquistada pela: integridade, honestidade, responsabilidade e comprometimento. A integridade reflete a coerência de valores e ações e contribui para a firmeza de caráter; a honestidade é a verdade em ação que constrói a confiança;a responsabilidade é a resposta correta pelos atos e gera respeito, o comprometimento é se colocar de corpo, coração e alma e atrair a admiração das pessoas. A competência é o recurso interno necessário para atingir o esperado e pode vir pelo talento natural e pelo desenvolvimento contínuo. A coragem é o agir pela inteligência emocional e a atitude é o fazer acontecer com rapidez e eficiência.

                       Sabemos que ser líder não é fácil e não é missão para qualquer um. São poucos que nascem líderes e não são muitos os que tem potencial para desenvolver a liderança. O desenvolvimento da liderança depende muito mais de uma transformação interna do que de uma ação externa, depende muito mais do ser do que do ter ou fazer.

                       Ser implica em um estado interno onde reside a consciência e seu desenvolvimento está na sua ampliação através do contínuo processo de auto-conhecimento.  Só assim, poderemos ser capaz de: reconhecer os pontos fortes, identificar com humildade os pontos frágeis, saber e agir de acordo com uma missão, estar aberto para ouvir o outro, receber feedback e rever: um paradigma, uma idéia, um papel ou nossas ações enquanto líder e ser humano. Enfim, investir no nosso ser é estar em contínua transformação e aperfeiçoamento e buscar atingir o mais alto nível de consciência.

                   Para ser líder devemos conquistar uma autoridade baseada no amor, na humildade, no respeito e na confiança e não no poder, no autoritarismo, no mando e no medo. Todos esses elementos, que aparentemente impõem força, revelam, por dentro, uma insegurança e uma ignorância que provoca estragos e constroem barreiras, ao invés de unir e construir pontes. O amor aproxima as pessoas através da empatia, da verdade e revela a nossa luz interior; a humildade afasta a arrogância (que é um falso excesso de auto-importância) e permite aprender sempre e com todos;o respeito aceita as pessoas como são e permite crescer com as diferenças; a confiança dá abertura, constrói vínculos verdadeiros e permite que as pessoas sejam leais e seguidoras.

                       Além de exemplo inspirador do desenvolvimento do potencial humano e responsável pelos resultados esperados, para ser líder você também deve ser um constante agente de mudança, uma fonte de energia renovável e um eterno guardião-disseminador dos valores da organização.

                       Achou muito? Isso não é tudo, mas comece sendo você mesmo e depois seja melhor. Com passar do tempo encontrará, no seu presente, a excelência em liderança dentro de você! Bom trabalho interior!

                      Quer desenvolver sua liderança? Comece com sua liderança pessoal, conheça o curso da Elos360.

Compartilhar: