Constelação Sistêmica pode resolver conflitos empresariais

Constelação Sistêmica pode resolver conflitos empresariais

Método alemão para solução de conflitos familiares vem chamando a atenção de empresários brasileiros que querem diagnosticar problemas de gestão e aumentar resultados

 

Ambientes empresariais podem ter muito mais a ver com o sistema familiar do que imaginamos. Conflitos, diferentes interesses, culpas, medos, superproteção, entre tantas outras coisas. A questão é que na empresa, o lucro e a sobrevivência no mercado podem ser colocados em risco com os distúrbios internos. E é aí que entra a intervenção da Constelação Sistêmica, método muito mais conhecido e utilizado até então para resolver conflitos familiares e de ordem pessoal.

A psicóloga, coach e consultora sistêmica Mônica Silvestre Santos afirma que não basta apenas remediar problemas de relacionamento e sim compreendê-los e identificar suas raízes mais profundas para então reestabelecer a harmonia e beneficiar o sistema como um todo.

“Resgatar os princípios essenciais que estão a serviço da Vida é a chave para manter a saúde dentro de uma organização. Isso inclui relações com base no respeito, na ordem e no equilíbrio. A Constelação Sistêmica vem para essa finalidade: desmanchar os nós que não deixam a vida fluir através de um olhar profundo sobre nós mesmos e, consequentemente, sobre o outro”.

Como a Constelação Sistêmica pode ser aplicada nos negócios?

Na aplicação organizacional, a Constelação Sistêmica simplifica a complexidade e, de forma muito econômica e rápida, traz soluções e resultados eficazes. Além disso, pode ser aplicada em situações como reestruturação interna ou revisão, contratação de novos funcionários, sucessão, disputas por poder, crise financeira, fusão ou aquisição, processo de tomada de decisão, conflitos, desenvolvimento pessoal, entre outras.

Com colaboradores alinhado e restabelecidos, a equipe ganha com produtividade, engajamento e satisfação e se torna responsável direta pelo lucro e pelo reconhecimento do negócio diante do seu mercado de atuação.

O que é Constelação Sistêmica?

A Constelação Sistêmica é um método criado pelo terapeuta alemão Bert Hellinger que reestabelece a harmonia perdida dos sistemas através de dinâmicas que revelam as causas invisíveis dos conflitos e dos sintomas. Essa intervenção pode acontecer de maneira individual ou grupal e revela as raízes dos padrões repetitivos de sofrimento como a agressividade, negatividade, falta de autoestima, problemas com a prosperidade ou outros sintomas que afetam diretamente o ambiente em que está inserido, no caso, a empresa.

Para se aprofundar no tema, sugerimos o artigo: https://bit.ly/constelacao-sistemica-elos-360

Compartilhar: