Desrespeito no ambiente de trabalho. O que fazer?

Desrespeito no ambiente de trabalho. O que fazer?

Alguma vez você já se sentiu desrespeitado pelos seus colegas de trabalho ao ponto de gritar, chorar ou adoecer?
Infelizmente esta triste realidade é mais comum do que gostaríamos que fosse. 
Frustrações e sentimentos como raiva e tristeza são vistos como normais no trabalho, assim como lideres tóxicos e aqueles colegas de trabalho que além de não ajudar ainda procuram te prejudicar.


O que pode ser feito para mudar esta realidade? É possível ser feliz e ter relaçoes saudáveis no trabalho?

Quanto mais se conhece sobre o ser humano e suas relações, maior a possibilidade de entender porque as pessoas agem de forma tão destrutiva e auto-destrutiva. 
Por que alguns lideres centralizam responsabilidades e colegas não ensinam ou ajudam de forma verdadeira e generosa? Por que alguns lideres humilham as pessoas da sua equipe e colegas torcem para o insucesso do outro? Por que alguns lideres se sentem ameaçados por pessoas competentes e colegas rejeitam mudanças que trariam benefícios à todos? 
A causa de todo o mau e sofrimento é a ignorância e, todos nós somos ignorantes. Uns mais e outros menos, uns com mais consciência e outros com menos ou nenhuma consciência do que está fazendo (ou repetindo). E esta é uma das grandes diferenças entre as pessoas.
Atire a primeira pedra quem nunca prejudicou ou feriu alguém. Quem nunca resistiu alguma mudança ou se sentiu desconfortável com algo novo. A primeira e mais importante revelação é que não é o outro o foco do problema nem a causa da mudança, mas sim cada um de nós.

Começa comigo.Começa com você. E esta corajosa e humilde decisão faz com que toda a intenção de mudança concentre a atenção para dentro e cesse todo o julgamento e justificativa externa. Ninguém muda
ninguém, ponto.

Todos nós temos luz e sombra, uma parte luminosa que é a nossa essência divina e uma outra parte sombria que é o nosso ego. A primeira é a fonte de amor e de sabedoria que nos é comum e nos eleva, expande e religa ao Todo. A segunda é o que nos diferencia uns dos outros, gerencia nosso mundo interno para que nossas próprias necessidades sejam atendidas e nos separa, isola e nos compara com os outros.
Dependendo da nossa consciência e maturidade espiritual para enxergar o mundo de forma integral, sistêmica e muito além da matéria e das necessidades, armadilhas e ilusões da mente que mente, o indivíduo é guiado pela essência ou pelo ego.
A maioria não enxerga a solução porque ela se encontra no nível superior a causa que originou o seu próprio problema. Pior, a maioria não tem nem noção que é a principal responsável pela criação do que se vê como problema.
Todas estas questões acontecem no mundo interno de cada um e tem a ver com suas experiências, memórias e, principalmente crenças e medo.

É por isso que, muitas vezes, não adianta somente trocar de emprego, senão enfrentar seus medos, aprender e resignificar as experiências passadas e mudar crenças e posturas internas. Lógico, que algumas vezes, quando se muda dentro, não se suporta mais o abuso que sofria anteriormente e o caminho é mudar fora também. Mas este é um movimento que acontece quando se muda dentro. Afinal, não há dinheiro ou sensação de segurança que valha a pena os prejuízos que um ambiente tóxico ou pessoas tóxicas podem causar. 

Ninguém está condenado a repetir sofrimento, mas se a pessoa acredita que sim, é assim que será. Se ela quebrar este paradigma e se sentir merecedora e capaz de criar uma nova realidade, assim o será ou a mudança será em outro lugar.

E é assim que acontece. Porém, exige um mergulho profundo, corajoso e humilde para relembrar da fonte e se reconectar com esta essência para poder, assim, ter a sua vida sob nova direção.

Quer ajuda? Conte comigo. Precisamos uns dos outros para evoluir junto.
Quer saber como? Que tal ler os artigos da Elos360 que despertam e ampliam a consciência?

 

Compartilhar: