Liderança Consciente

Liderança Consciente

Toda alma, esteja ela numa pessoa física, jurídica ou governamental tem um propósito nessa vida: SERVIR

A existência de uma empresa contribui de alguma forma para que a vida se torne melhor, caso contrário, ela deixa de servir.

Essa premissa também cabe à lideres conscientes. Aquelas pessoas que além de ser exemplo buscam ajudar o outro ir além, chegar mais longe, encontrar sua própria luz, caminho, potencial e… lógico, atingir os resultados e objetivos comuns e combinados pelo líder.

Líder consciente é aquele que não se sente melhor ou pior do que ninguém. É apenas mais desperto. Um ser comum que encontrou primeiro, dentro de si, o brilho da sua própria essência, e, com essa faísca, procurou iluminar seus liderados para que eles encontrassem sua própria luz e caminho.

Sim, antes de ser líder do outro, somos líder de nós mesmos! É isso que nos dá consciência dessa grande missão de liderar. E o quanto estamos despertos nessa jornada?

Separei 5 pontos para quem quer ser um líder consciente

Autoconhecimento: Conhecer-se e saber qual é o seu propósito nessa vida, sua história, seus princípios e valores inegociáveis, suas qualidades e dificuldades, sua luz e sombra são essenciais para o exercício da liderança. Quanto tempo você fica com você e investe no seu desenvolvimento?

Integridade: Agir com integridade e ser reconhecido como uma pessoa de caráter é essencial nas relações. Uma hora a máscara cai, então é melhor assumir e reparar os erros e começar um novo capítulo com o desafio de resgatar a base moral e a confiança das pessoas. Se fosse um conhecido seu ou alguém da sua equipe, você confiaria ou se sentiria inspirado na sua pessoa?

Humildade: Se tem algo que acaba fácil com uma relação, seja ela pessoal ou professional, é a prepotência ou a arrogância. Só o simples fato de se achar melhor que o outro ou ser digno de fazer julgamentos já joga esse ser humano no buraco da ignorância.  Quantas vezes caimos nessa armadilha por achar que temos razão ou que o outro está errrado. Humildade é saber que existem infinitas perspectivas e possibilidades. Manter relações horizontais, de olho no olho, com respeito às diferenças e abertura para ouvir e aprender ajuda o líder continuar seu desenvolvimento e construir junto com sua equipe. Afinal, são várias cabeças buscando um mesmo objetivo. Você costuma achar que tem sempre razão? Qual foi a última vez que aprendeu algo com alguém?

Generosidade: Um líder consciente gosta de gente. Tem empatia, compaixão e buscar ajudar. Líder centralizador é inseguro. Quanto mais se ensina e compartilha o conhecimento, a experiência…Quanto mais se ajuda a despertar , a amadurecer… mais líderes são formados, mais pilares para ajudar a sustentar o operacional para focar no estratégico. Quanto mais se dá, mas se recebe.

Autoridade: Muito longe do autoritarismo que é o abuso de poder, a “crachazada” ignorante daquele que fala “você sabe com quem está falando?”, a autoridade é uma responsabilidade percebida, uma moral conquistada pelo exemplo e pela postura firme e segura de quem se responsabiliza pela escolha. Você costuma assumir a responsabilidade pelas suas escolhas?

Se tem algo em comum com esses pontos luminosos é que todos vêm de dentro para fora.

E não há outro caminho do que esse, que começa com um despertar e passa pela prática, pela vivência e pelo exercício diário de se relacionar,… e, nada nem ninguém tem o direito de julgar. Afinal, estamos todos na mesma escada, em processo!

Quero te convidar, a descobrir 10 atitudes que melhoram o relacionamento da sua equipe. Baixe gratuitamente, o e-book: https://materiais.elos360.com.br/ebook-10-atitudes-para-fortalecer-uma-cultura-de-principios


https://www.elos360.com.br/

Compartilhar: