A maior descoberta dos anos 80

A maior descoberta dos anos 80

Somente no final dos anos 80 é que descobriram que os principais responsáveis pelo crescimento econômico eram as pessoas e não a tecnologia (como a sociedade achava).

A descoberta da economia do conhecimento e reflexo de um novo nível de consciência e uma nova mentalidade que levou o americano Robert Solow a ganhar o prêmio nobel de economia.

O fato é que não existe segredo nem outro caminho de transformação e evolução que não leve à educação. É tão gritante o seu resultado que o não reconhecimento ou o não investimento deste preciso e garantido retorno educacional me leva à uma simples conclusão: a própria ignorância e cegueira mental.

Temos exemplos de países inteiros que investiram em educação e se transformaram em referência em desenvolvimento. A Finlândia é um bom exemplo.

 

O sucesso da finlândia

 

A Finlândia era um pais pobre na década dos anos 60 e sua economia era focada na produção de papel e celulose. Nos anos 70 iniciou uma reforma na educação e foi implantado o ensino gratuito universal. Na verdade, o que aconteceu foi uma revolução ou disrupção do sistema educacional, uma desconstrução que garantiu as novas bases da formação de uma “mão de obra” qualificada.

A onda da inovação tecnológica já se mostrava promissora, mas eles estavam preparados e essa base educacional foi fundamental para desenvolver a indústria de telecomunicações que despontou o fenômeno Nokia. O resultado deste investimento fez com que o país  surfasse nas grandes ondas do mercado de celulares dos anos 2000, tendo não só o retorno do investimento como muito lucro.

Esta palavinha mágica do mundo dos negócios aumentou a visibilidade da importância e causa de se investir em educação e desenvolvimento.

O sucesso educacional da Finlândia incorporou na sua cultura e ela vem sendo copiada no mundo todo. Entre as ações em destaques estão:

1. melhorar a habilidade de leitura: Hoje eles estão entre as nações de maior  número de leitores

2. novo modelo ou sistema educacional prioriza a construção do conhecimento e o bem estar das crianças: Foi descoberto que elas são o futuro e precisam ser desenvolvidas de forma integral. Elas começam ser alfabetizadas aos 7 anos, antes disso o foco são brincadeiras ao ar livre que ensinam valores morais, como ética e colaboração e sustentabilidade.

O objetivo principal do país é formar cidadãos capazes de cuidar de si e dos outros.

Hoje, a Finlândia é muito mais do que um exemplo, ela virou uma marca de educação rentável que pretende faturar 1 bilhão de euros por ano com cursos e inscrições educacionais. O brasil está nesta  lista dos interessados na capacitação dos  professores de escolas particulares e uma plataforma de EAD ( ensino a distância) já está sendo criada.

Afinal, quem não quer investir em retorno garantido e replicar um modelo de sucesso para colher resultados quantitativos e qualitativos?

Agora, se tudo isso é possível com um país inteiro, com sua complexidade e sua abrangência, o que se dirá de empresas que investem em desenvolvimento?

O que aconteceria se o maior investimento das empresas fosse em desenvolvimento ao invés de marketing? Só de imaginar os resultados para todos e a beleza do processo meu sorriso aumenta cada vez mais.

Quer saber outra descoberta nessa era digital? leia o artigo da Elos 360: https://elos360.com.br/2017/07/30/transformacao-pessoal-para-era-digital/

 

Compartilhar: