O paradoxo do medo

O paradoxo do medo

 

O ser humano é, sem dúvida um dos mais complexos seres vivos deste planeta. Por mais que a racionalidade possa ser um grande diferencial da nossa espécie, são as emoções que assumem o papel principal de nos mover na vida.    

 

Emoção nos move porque nos leva a atender uma necessidade, sendo a mais básica: a necessidade de sobrevivencia. 

E é neste módulo operacional e inconsciente de sobrevivência que se observa o maior instrumento de controle social: o medo.

 

Foi esta emoção mobilizada pela necessidade de proteção que levou o homem a se organizar em sociedade e a pagar  pelos cuidados de um reino ou governo. (antes, era a família que tinha esse papel, mas a medida que foi crescendo e sendo ameaçada, ela delegou esse papel para uma minoria empoderada)

 

Preço caro, mas quanto maior o medo, maior a dependência e o sentimento de valor que a comunidade depositava nesta elite reponsável em prover estrutura e condições para se viver em sociedade.

 

O paradoxo do medo é que ao mesmo tempo que ele é a emoção mais paralizante e alienante de todas, sem ele, não estaríamos vivos e muitos não  seguiriam as regras de conduta ou as leis de convivência necessárias para se viver em comunidade.

 

Isso acontece porque o medo provém de um nível raso de consciência, relativo ao primeiro degrau de necessidade que atende interesses pessoais ou de uma coletividade escolhida.

 

Acontece que ao mesmo tempo que o medo protege da violência, ele gera a violência num ciclo tão perverso quanto sofrido.

 

A história da sociedade, por exemplo,  foi construída com base na violência. E é este modelo mental baseado no ego e nas necessidades individuais (ou de uma coletividade em detrimento de outras) é que alimenta o medo e retroalimenta essa mentalidade separarista, individualista, e violenta.

 

Vivemos em uma grande rede sistêmica permeada de complexidade e interdendência. A falta desta visão sistêmica e da busca do bem comum tem alimentado o medo e causado autodestruição e sofrimento. No fundo e de maneira inconsciente, a alma sabe e sente o que é certo, assim como procura o pertencimento, a ordem e o equilíbrio.

 

O combustível mais inflamável da sociedade é, portanto, a própria injustiça frente as consequências do medo. Buscar a justiça é nato e comum da espécie humana e independe de idade, raça ou cultura social.

 

Por trás das diferenças, existe o que as pessoas têm em comum. O medo de ser pequeno, o medo de não ser aceito, o medo de não ser o suficiente, o medo de ser invadido, agredido, rejeitado... Quantas bandeiras de medo são levantadas pelas necessidades do ego. E é esse falso rei vestido de ganância que parte para conquistar mais ou eliminar a ameaça dos inimigos ou excluídos. Esta feita a roda da injustiça. E quem a gira? Cada um de nós.

 

Por mais que o medo leva escancaramente à violência, é a ganância que provoca a maior e mais perversa e encoberta violência: a corrupção.

 

Por medo e necessidade se elegem aqueles que são responsáveis em garantir dignidade, cuidado  e proteção.  E pela manipulação deste mesmo medo é que se mantem a co-dependência e a passividade de uma massa ignorante que nem imagina o poder que tem. 

 

Mas o que é a ganância do que a própria ignorância disfarçada de necessidades sem limites e a qualquer custo? Mais terras, mais poder, mais conquistas, mais dinheiro, mais, mais,mais. 

 

Só que ignorância, por mais que seja a causa por trás dos dois pólos sociais, não aciona movimentos sociais, pelo contrário, aliena. 

 

O que move não é saber o quanto algo é injusto, mas é sentir a injustiça. Ela inflama a raiva, a indignação e a revolta.

 

Quantas revoluçoes sangrentas sob a bandeira da justiça eliminaram seres da mesma espécie?Quanta violência foi acionada pelo medo?

 

O que fazer?

 

Talvez, o outro paradoxo seja o próprio processo de lidar com o medo. Ao invés de destruí-lo (o que é impossível) ou evitá-lo (o que é mais desastroso), o caminho mais saudável seja reconhece-lo e integrá-lo de forma consciente e responsável. Afinal, ele só está vivo e pulsando dentro de cada um do nós para indicar alguma coisa, ou melhor, alguma causa maior ou necessidade não atendida.

 

Rejeitar o medo, dessa forma, incita tanta violência quanto alimentar o medo.

 

A verdade é que rejeitar só serve para atrair o objeto do próprio medo. Reconhecer o medo, assim como a raiva, a indignação e a injustiça é o passo mais libertador e possibilitador para um caminho mais saudável.

 

O que se faz necessário, portanto é conduzir essa energia emocional de transformação para uma ação que não seja destrutiva.

 

Este caminho, por sua vez, acredito, sinto e vejo que se percorre pela própria antítese do medo. E enganam se aqueles que pensam que é a coragem. O caminho é o amor. Não na sua poesia romântica distante da realidade, como como a fonte essencial que alimenta a nossa alma e nos traz saúde, paz e realização.

 

Coragem, só se for para se fazer parte do todo e agir com o coração em prol do bem comum.  Desta forma, o amor não deixaria espaço para o medo e poderíamos ser o que já somos: um. 

 

Quer saber mais sobre o medo? Leia o artigo que fala como superar o medo no trabalho. 

Cadastre se tambem no site www.elos360.com.br

 

 

Compartilhar: