Os 5 níveis de se falar a verdade

Os 5 níveis de se falar a verdade

Falar a verdade é algo que é aprendido. No início do processo de desenvolvimento, a fantasia ocupa um espaço na vida do ser humano, muito mais do que a realidade. Ao caminhar no processo de desenvolvimento, a realidade e o falar a verdade indicam a maturidade da pessoa frente "àquela realidade" que não gostaria que fosse.

Muitos dos "problemas" que existem e atrapalham as relações seriam resolvidos se a realidade fosse aceita e a frustração digerida de forma madura e saudável. Acontece que inconsciente, o ego cria inúmeros mecanismos de defesa para não acessar essa consciência, e com eles, muitos outros problemas são criados para esconder a "causa principal". Um pouco confuso, e muito complexo.

Falar a verdade é, portanto um sinal de maturidade e um processo a se aprender, independente da idade.

Assim como uma escada, o processo para se aprender a falar a verdade depende de um passo por vez.

 

1- Falar a verdade para mim sobre eu mesma(o)

Para falar a verdade para mim mesma é preciso estar livre das amarras e armadilhas do ego e se apropriar da autenticidade.

Ser autentico é a chave para se construir relações verdadeiras e saudáveis e começa com cada um.

O quanto sou verdadeira comigo mesma(o)? 

O quanto sou eu mesma(o)? Quantos padrões inconscientes do modelo/sistema do pai e da mãe repetimos sem saber?

Falar a verdade sobre si mesma(o), implica em se conhecer e conhecer suas necessidades como direito legítimo da sua alma. O quanto você se conhece e identifica suas necessidades? 

Ser autentico consigo é o primeiro passo para ser autentico com o outro. 

 

2- Falar a verdade para o outro sobre eu mesma 

Para falar a verdade sobre mim para o outro é preciso estar totalmente livre das amarras e armadilhas do ego e se apropriar do elemento mais verdadeiro da humanidade: a vulnerabilidade.

Esse é o primeiro nível que comunicamos com o outro. Você se aceita como você é?

Lembre-se que aceitar suas vulnerabilidades, falhas e defeitos não é desistir de evoluir e ser melhor, mas integrar a sombra existe com a luz da essência existente em cada um de nós.

Aceitar a própria vulnerabilidade é dizer que está tudo certo errar, acolher as falhas e defeitos sem precisar esconder ou mascara-las. 

Quando o outro me pergunta algo sobre mim eu tenho a oportunidade de dizer a verdade sobre mim mesma. Isso é libertador.

Quantas vezes você não diz a verdade sobre si mesmo? o quanto isso impacta no campo dessa relação e fragmenta a consciência do outro sobre você? Parou para pensar na perda de energia para manter as pequenas mentiras e a crença falsamente construída sobre você?

 

3- Falar a verdade para mim sobre o outro

Para falar a verdade sobre mim para o outro é preciso estar totalmente livre das amarras e armadilhas do ego e ter aceitação para enxergar o outro como ele é - na sua autenticidade. 

Você pode ouvir a si mesmo falando dos outros? Também são verdades ou ilusões e julgamentos?

Quais são os pensamentos que eu tenho na cabeça sobre o outro? Será que são verdadeiros? Será que aceito como ele é ou, lá no fundinho, gostaria que ele fosse diferente?

Para estar em ressonância com a verdade é preciso estar atento sobre os pensamentos e limpá-los dos julgamentos e da ilusão da mente que mente. O outro é o outro e você é você.

Um dos maiores exercício das relações maduras e saudáveis é aceitar e respeitar o outro como o outro é. É tranquilo para você fazer isso?

 

4- Falar a verdade sobre aquele sobre o outro

Para dizer a verdade para aquele sobre o outro é preciso de muito cuidado. Afinal, este é o terreno da fofoca. Falar sobre o outro é estar num lugar perigoso.

Na história da humanidade esse é o  nível onde as realidades foram facilmente modificadas e manipuladas. Comunidades podem ser destruídas baseadas nas "verdades"  com base em uma limitada perspectiva.

É muito importante perguntar sobre a real intenção e propósito sobre falar do outro. Por que? Para que? O que agrega?

Preste atenção para ver se vale a pena falar sobre o outro. 

 

5- Falar a verdade de todos sobre tudo

Os primeiros 4 níveis para se falar a verdade são pessoais, mas esse último é coletivo. Falar a verdade para todos sobre tudo exige muita maturidade e de todos os envolvidos. Em outras palavras, é preciso ter um senso de comunidade, onde não existe mais o eu e o meu, mas o nós e nosso - esse é o princípio da cultura colaborativa.

Mesmo que a verdade seja desconfortável, a comunidade madura reage bem, com abertura e foco na solução e no processo de evolução.

Que tal ajudar a construir uma comunidade madura onde a verdade e a transparência contribuem com todos? Quer ajudar? Invista e comece com você. Se precisar de ajuda, conte com a Elos 360. Cadastre -se no site: www.elos360.com.br

Compartilhar: